Série B: Novorizontino perto de atingir um número mágico

Mas, vencendo Botafogo e Brusque, em seus domínios, nas duas próximas rodadas, tornará bem mais fácil seu caminho rumo ao Brasileirão-2025

Com 44 pontos conquistados em 12 vitórias e 8 empates, o Tigre do Vale se mantém líder há quatro rodadas

Novorizontino
Fotos: Ozzair Jr. / Novorizontino

Novo Horizonte, SP , 13 (AFI) – O Grêmio Novorizontino está muito próximo de atingir o “número mágico” de 45 pontos, que, pelo menos, já o manterá pela quarta vez consecutiva na segunda principal divisão do futebol brasileiro no ano que vem. Mas, vencendo Botafogo e Brusque, em seus domínios, nas duas próximas rodadas, tornará bem mais fácil seu caminho rumo ao Brasileirão-2025.

Com 44 pontos conquistados em 12 vitórias e 8 empates, o Tigre do Vale se mantém líder há quatro rodadas e com cinco pontos à frente do 5º colocado Ceará (39 pontos de 11 vitórias e 6 empates). Este, portanto, o primeiro clube fora do G4 – o grupo daquelas 4 equipes que, no final da 38ª rodada, conquistarão o acesso para a divisão de elite do futebol brasileiro no ano que vem.

TIGRE PEGA PANTERA E MARRECO, EM SUA JAULA, NAS DUAS PRÓXIMAS RODADAS

Tendo dois duelos consecutivos em sua Jaula, nas duas próximas rodadas, respectivamente contra BOTAFOGO de Ribeirão Preto e BRUSQUE Futebol Clube, fazendo a lição de casa, ou seja, vencendo ambos, o Tigre do Vale chegará, portanto, aos 50 pontos. E, para se chegar à numeração segura do acesso – 65 pontos –, lhe restarão conquistar, portanto, 15 dos 33 pontos ainda a serem disputados – da 28ª até a 38ª rodada.

Brasileirão - Série B - 2024
Novorizontino tenta manter regularidade. Foto: Higor Basso

CEARÁ JOGA FORA DE CASA, NAS DUAS PRÓXIMAS RODADAS

Nestas duas próximas rodadas, o 5º colocado Ceará, por sua vez, jogará ambas fora de seus domínios, diante da 18ª colocada Associação CHAPECOENSE de Futebol, na Arena Condá, em Chapecó-SC; e do 10º colocado CORITIBA, no Couto Pereira, em Curitiba-PR, respectivamente.

SPORT, O QUE CAUSA MAIOR PREOCUPAÇÃO?

No entanto, a maior preocupação do Novorizontino deverá ser mesmo o 6º colocado Sport, que soma 38 pontos, conquistados de 11 vitórias e 5 empates. É que o Leão de Recife tem dois jogos a menos que seus concorrentes – um deles cumprirá hoje (11/09, quarta-feira), contra o 17º colocado CRB-AL (25pg), às 21h30, no Rei Pelé, em Maceió (este jogo foi adiado, em razão das duas equipes estarem disputando simultaneamente as semifinais da Copa do Nordeste e a terceira fase da Copa do Brasil).
E, a outra partida adiada do Sport, diante do Operário, na Arena Pernambuco, ainda não tem data marcada pela CBF. Na última rodada, mesmo jogando na Ressacada, o Leão de Recife venceu o 8º colocado Avaí, por 2 a 0, engatando, assim, duas vitórias seguidas, já que, antes (dia 02/09), havia derrotado o 16º colocado Ituano (25 pontos), por 3 a 2, na Arena Pernambuco.

O AMÉRICA-MG SÓ TEM 9 VITÓRIAS

O 7º colocado América Mineiro, que soma os mesmos 38 pontos do Sport, mas com 9 vitórias e 11 empates, já realizou, assim como os cinco primeiros colocados, 25 jogos. E, nas duas próximas rodadas, enfrentará, respectivamente o vice-líder Santos, na Vila Belmiro (15/9, domingo) e o 15º colocado Paysandu, em seus domínios, ou seja, a Arena Independência, em Belo Horizonte-MG.

O AVAÍ TEM 10 VITÓRIAS

E, o 8º Avaí, que tem 37 pontos e 10 vitórias, terá pela frente nas duas próximas rodadas: Goiás, no Hailé Pinheiro – Serrinha, em Goiânia; e Ituano, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. O Leão da Ilha iniciou o returno, com três vitórias consecutivas: 1×0 no Operário, no Ressacada; e Santos-0x1, na Vila Belmiro; e 1 a 0 no Paysandu, também em Florianópolis. Em seguida, perdeu para o Coritiba, por 1 a 0, em Curitiba. E, antes, da derrota em casa, na última rodada, para o Sport, o Avaí havia vencido o CRB-AL, em Maceió: 1×2.

SÓ OS 12 PRIMEIROS PODEM BRIGAR PELO G4?

Apesar de restarem ainda 13 rodadas para serem cumpridas por 19 dos 20 clubes participantes do campeonato (o Sport é o único que ainda tem 15 jogos a disputar) e, havendo, assim, ainda 39 pontos a serem disputados, a classificação geral parece demonstrar, salvo grande engano, que a briga para se terminar no G4 se resume realmente apenas entre os 12 primeiros colocados.

Brasileirão - Série B - 2024
Novorizontino com duelos importantes pela frente. Foto: Higor Basso

AMAZONAS, CORITIBA, GOIÁS E OPERÁRIO: 9 VITÓRIAS CADA UM

No entanto, a partir do 9º colocado Amazonas, que soma 35 pontos (9 vitórias e 8 empates, marcou 23 e sofreu 22 gols), entrar e permanecer no G4 também para Coritiba (10º lugar, 34pg), Goiás (11º colocado, com 33pg) e Operário (12º lugar, com 33pg) – todos com 9 vitórias conquistadas –, não parece tarefa tão fácil, pois, hoje a diferença desses para o 4º colocado Vila Nova, é de 7 pontos para o Amazonas, 8 para o Coritiba e 9 para Goiás e Operário.

Na sequência da tabela, aparecem: 13º) Botafogo, 30pg; 14º Ponte Preta, 29pg: 15º) Paysandu, 27pg; 16º) Ituano, CRB-AL e 18º) Chapecoense, 25 pontos; 19]) Brusque, 23pg: e 20º) Guarani, 21pg.

PRÓXIMOS CINCO JOGOS DOS 8 PRIMEIROS COLOCADOS

NOVORIZONTINO: Botafogo e Brusque (em casa), Santos (fora), Ponte Preta (casa) e Amazonas (fora),
SANTOS: América-MG (casa), Botafogo (fora), Novorizontino (casa), Operário-PR (casa) e Goiás (fora),
MIRASSOL: Amazonas (casa), Guarani (fora), Goiás (fora), Sport (casa), Vila Nova (casa),
VILA NOVA: Brusque (fora), Chapecoense (casa), Ceará (fora), Botafogo (casa), Mirassol (fora)
CEARÁ: Chapecoense (fora), Coritiba (fora), Vila Nova (casa), Brusque (casa), Sport (fora),
SPORT: CRB-AL (hoje, da 7ª rodada, fora) e CRB-AL (domingo, 26ª rodada, em casa), Ponte Preta (casa), Paysandu (fora), Mirassol (fora), Ceará (casa),
AMÉRICA-MG: Santos (fora), Paysandu (casa), Ponte Preta (fora), CRB-AL (fora), Coritiba (casa),
AVAÍ-SC: Goiás (fora), Ituano (casa), Chapecoense (fora), Guarani (fora), Brusque (casa),

Confira também: