Cresol e Novorizontino proporcionam palestra de educação financeira para atletas

Na palestra trouxe ainda um panorama com números da realidade financeira do futebol profissional no Brasil

Foram abordados 10 dicas principais aos atletas de formação começando pela definição de sonhos e objetivos na vida

Novorizontino
Fotos: Ozzair Jr. / Novorizontino

Novo Horizonte, SP , 23 (AFI) – O Grêmio Novorizontino em parceria com a sua patrocinadora Cresol promoveram uma palestra sobre educação financeira aos atletas das categorias de base do Tigre do Vale, em Novo Horizonte, na última semana. O assessor de investimentos da Cresol, Lucas Silvestre Szymczak, falou aos garotos da importância de disciplinarem seus hábitos de consumo, pensando e planejando o futuro.

Foram abordados 10 dicas principais aos atletas de formação começando pela definição de sonhos e objetivos na vida, fazer um controle de gastos sabendo agir pela razão e não no impulso da emoção, ter uma instituição financeira parceira, além de usar o crédito de forma consciente, construindo ao longo da vida reservas financeiras e patrimônio. O especialista também alertou sobre fraudes e golpes com falsas promessas que podem causar sérios prejuízos.

“A educação financeira é importante para todo mundo em especial para os jogadores da base do Novorizontino, pois assim focam no que eles precisam fazer, no trabalho, na educação, sem se preocupar com imprevistos e gastos na parte financeira individual. Isso traz planejamento de curto, médio e longo prazo, controle de gastos e receita, para poder ter uma tranquilidade na sua aposentadoria. Nessa conversa nós trabalhamos dez pontos, dicas sobre saber dizer não, a importância de fazer do tempo seu aliado, de guardar o dinheiro, tudo isso pensando na sua estabilidade. Comprar ou utilizar do consumo de forma consciente e não na forma do desejo”, disse Lucas.

Na palestra trouxe ainda um panorama com números da realidade financeira do futebol profissional no Brasil, onde existem cerca de 360 mil jogadores, com sua maioria (55%) tendo a renda de um salário mínimo, 33% ganhando até R$ 5 mil e apenas 12% com rendimentos superiores. “É um tema que no Brasil a gente precisa cada vez mais fomentar nas menores idades, pois é aqui que se constrói uma consolidação financeira futura de cada família e cada indivíduo. Isso que o Novorizontino vem fazendo, poucos clubes e poucas instituições e empresas fazem e isso é um diferencial para base e seus jogadores”, emendou o assessor de investimentos.

Baseado em seu Currículo de Formação “Em Frente Tigre Valente”, o Grêmio Novorizontino atua não só na formação do atleta, mas no homem de forma integral, proporcionando oportunidades para se prepararem aos desafios na vida social. “Queremos sempre trazer boas palestras e conhecimento aos atletas e com a ajuda da Cresol disponibilizamos informações valiosas a eles, para gerirem suas vidas financeiras de forma saudável pensando no futuro e no bem-estar de suas famílias”, disse Rose Guerra, responsável pela comunicação social do Grêmio Novorizontino.

“Uma palestra importante pra um jogador que está começando e precisa saber sobre isso. Pessoalmente eu já faço um planejamento e reservo parte do que ganho pensando nos planos futuros. Muitos jogadores acabam se perdendo não sabendo administrar o seu dinheiro, investindo em coisas erradas ou gastando de forma descontrolada”, emendou o meia Dhioguinho, da equipe sub-17.