Noroeste define Paulo Comelli como novo técnico para o Paulistão

Ele chega para substituir Moisés Egert, que deixou o clube por problemas pesosais, mas depois foi anunciado pelo XV de Piracicaba, da Série A2

Paulo Comelli volta para terceira passagem pelo Noroeste. Foto: Agência Desco / Noroeste
Paulo Comelli volta para terceira passagem pelo Noroeste. Foto: Agência Desco / Noroeste

Bauru, SP, 08 (AFI) – O Esporte Clube Noroeste anunciou, nesta quarta-feira (6), o retorno do técnico Paulo Comelli para comandar o time no Paulistão 2025. Ele estava nos Emirados Árabes, e seu último clube foi o Al Dhafra. Comelli chega para substituir Moisés Egert, que deixou o clube por problemas pesosais, mas depois foi anunciado pelo XV de Piracicaba, da Série A2.

Apontado como um dos maiores nomes da história recente do Alvirrubro, o treinador chega para sua terceira passagem em Bauru. Ele esteve à frente da Locomotiva Vermelha na campanha de 2006, com 10 vitórias em 19 jogos, o título paulista do Interior, além do 4.º lugar geral, ficando atrás apenas de Palmeiras, São Paulo e Santos.

COMO FORAM AS PASSAGENS PELO NOROESTE

Paulo Comelli desembarcou no Alfredão pela primeira vez em 2005, conquistando o acesso com o time noroestino da Série A2 para a elite do Paulistão. Na ocasião, sagrou-se vice-campeão da divisão. Após esse feito, ele não permaneceu para a disputa da Copa Paulista.

Comelli, então, retornou ao comando do Noroeste para a Série A1 de 2006, alcançando a melhor participação do Alvirrubro no campeonato. Na sequência, foi técnico do time na primeira participação do clube na Copa do Brasil (2006), conquistando vitória na estreia, mas sendo eliminado na segunda rodada.

2007

Em 2007, Comelli dirigiu o Norusca simultaneamente no Paulistão e na Copa do Brasil. Nas primeiras rodadas do estadual, o time obteve três vitórias consecutivas e, assim como no ano anterior, assumiu a liderança do campeonato. Naquela temporada, Comelli contou com o meio-campo Deda, atualmente coordenador de futebol do Noroeste, em seu elenco.

Foi Deda, ao lado do dirigente Reinaldo Mandaliti, quem fez o convite para o retorno de Comelli ao clube. A parceria entre Noroeste e Comelli foi interrompida em abril de 2007, após o treinador ter sido punido com 30 dias de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), devido a uma expulsão. Até aquele momento, o técnico havia somado 8 vitórias em 17 jogos.

Sua última partida oficial à beira do gramado pelo Norusca ocorreu no dia 1º de abril daquele ano, no triunfo por 3 a 1 contra o Juventus, no Alfredão. Como não houve reversão da punição, ele se despediu e foi substituído por Pintado.

Ao todo, considerando três campeonatos estaduais e dois nacionais pelo Noroeste, Comelli acumula 31 vitórias em 66 jogos.

Reinaldo Mandaliti do Noroeste, técnico Paulo Comelli, e Deda, coordenador de futebol do clube. Foto: Agência Desco / Noroeste
Reinaldo Mandaliti do Noroeste, técnico Paulo Comelli, e Deda, coordenador de futebol do clube. Foto: Agência Desco / Noroeste

CARREIRA

Paulo Sérgio Comelli tem 64 anos, é natural de Novo Horizonte (SP) e jogou como zagueiro. Formado em Educação Física, ele está entre os técnicos que mais pontos conquistaram na Série B do Campeonato Brasileiro, com 109 pontos.

Além do próprio Noroeste, ele já treinou clubes como América-MG, Criciúma, Remo, CRB, Vila Nova, Bahia, Paraná, Ponte Preta, Ituano, São Caetano, Portuguesa, Figueirense, Gama, Mirassol, entre outros. Já conquistou títulos no interior paulista, além dos campeonatos alagoano, maranhense, catarinense e brasiliense, e ainda obteve acessos nas Séries C e B do Campeonato Brasileiro.

PRÉ-TEMPORADA

A pré-temporada do Norusca está marcada para começar na segunda-feira (11), com a apresentação e acomodação dos primeiros jogadores. Na terça-feira (12), estão previstos os primeiros exames médicos no Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU) de Bauru. Os primeiros treinos físicos devem ocorrer na quarta-feira (14).

Confira também: