No estilo Tucuman, relembre quais equipes brasileiras usaram uniforme da seleção

Palmeiras, Corinthians e Atlético Mineira já representaram o país ao longo da história

Palmeiras, Corinthians e Atlético Mineira já representaram o país ao longo da história

0002050223440 img

Campinas, SP, 08 (AFI) – Representar a seleção brasileira sempre é uma honra e quando uma equipe inteira tem essa chance, é, no mínimo, impressionante. Nesta terça-feira, no torneio mais cobiçado da América, a Copa Libertadores, o Atlético Tucuman usou o uniforme da Argentina diante do El Nacional, em partida que confirmou sua heroica classificação para as quartas de final, quebrando toda a lógica, já que ficou muito perto de levar W.O.

A história do Altético Tucuman é digna de cinema. Um erro na logística do voo, fez com que parte do elenco da equipe argentina chegasse em Quito pouco tempo antes do confronto diante do El Nacional. Sem tempo para pegar a bagagem, correram rumo ao estádio e, com interferência externa – presidentes de ambos os times chegaram a um acordo -, um possível W.O. acabou sendo descartado, mesmo passado o tempo de espera – Não vamos entrar em termos jurídicos.

Por sorte, a Argentina está disputando o Sul-Americano Sub 20 no Equador e se hospedou em um hotel a duas quadras do estádio, e fez questão de emprestar seu uniforme para o Atlético Tucuman entrar em campo na Libertadores. E não é que deu sorte. Mesmo enfrentando uma altitude de 2.850 metros, venceu o El Nacional por 1 a 0 e avançou às quartas de final.

Vamos aproveitar o momento histórico do Atlético Tucuman para relembrar as agremiações brasileiras que representaram a seleção na história. Três clubes tiveram essa honra. São eles: Palmeiras, Corinthians e Atlético Mineiro. O Internacional teve 11 jogadores convocados em uma oportunidade, mas não vamos considerar desta vez.

Atlético Tucuman com o uniforme da seleção argentina sub 20

Atlético Tucuman com o uniforme da seleção argentina sub 20

PALMEIRAS X URUGUAI
No dia 7 de setembro de 1965, o Palmeiras representou a seleção brasileira diante do Uruguai e venceu por 3 a 0, com gols de Tupãnzinho, Rinaldo e Germano. O marco ficou para história, pois pela primeira vez uma agremiação representava o país. Antes do duelo, o Brasil nunca havia tido um técnico estrangeiro, méritos para Filpo Nuñes.

CORINTHIANS X ARSENAL
No mesmo ano, no dia 16 de novembro foi a vez do Corinthians vestir a amarelinha. O Timão, porém, não teve a mesma sorte do Atlético Tucuman ou do Palmeiras, fez o caminho inverso e acabou sendo derrotado para o Arsenal pelo placar de 2 a 0. A condição climática, -3, foi o principal adversário do Alvinegro na época. Rivelino e o técnico Osvaldo Brandão eram os destaques.

ATLÉTICO-MG X IUGOSLÁVIA
Em um amistoso no Mineirão no dia 19 de dezembro de 1968, o Atlético Mineiro foi convidado para enfrentar a Iugoslávia. O Galo, vestindo também o uniforme da seleção brasileira, saiu atrás do placar por 2 a 0, mas teve fôlego para reverter a situação e vencer por 3 a 2. Jogou com a camisa amarela, assim como o Palmeiras. O Corinthians foi o único que atuou com a camisa azul.