TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

No Corinthians, não culpem Cássio. Culpem a diretoria!

Os verdadeiros culpados da atual fase negra do Corinthians são seus dirigentes. Cássio e o técnico António Oliveira não têm culpa nenhuma.

O Corinthians até corre, briga por cada espaço em campo, mas não consegue marcar nenhum gol nem impedir que o adversário o faça.

Corinthians - 2024
Corinthians: Cássio sem culpa, diretoria fraca

Campinas, SP, 24 (AFI) – O Corinthians perdeu mais uma. Já são quatro derrotas seguidas. E o que é mais impressionante, seu time não consegue fazer gols. Seu ataque é muito ruim, o que impossibilita a torcida de sonhar com qualquer título na atual temporada. Mas não é só o ataque que não funciona. A defesa também não é confiável.

O time até corre, briga por cada espaço em campo, mas não consegue marcar nenhum gol nem impedir que o adversário o faça. Como consequência, a derrota diante do Argentinos Juniors na terça-feira, fez com que a crise, que já era grande, ficasse ainda maior.

CORINTHIANS INEFICIENTE
No jogo da última terça-feira, o Corinthians mostrou mais uma vez toda sua ineficiência. Levou um gol, não fez nenhum e voltou a São Paulo na segunda colocação do Grupo F, da Sul-Americana (Timão era líder antes desse jogo!). Como o time também vai muito mal no Brasileirão, já há quem peça as cabeças do goleiro Cássio, que falhou no gol do time argentino, e também do técnico português, Antônio de Oliveira, que trabalha, trabalha, mas não consegue dar padrão de jogo a sua equipe.

Só que, como dizem alguns leitores, no Corinthians de hoje “o buraco é mais em baixo”. Concordo até que Cassio falhou no gol do Argentinos e que o técnico Antônio Oliveira não tem conseguido dar padrão de jogo à sua equipe.  Mas nenhum dos dois é culpado pelo que está acontecendo no futebol do clube.

OS VERDADEIROS CULPADOS
Os verdadeiros culpados da atual fase negra do Corinthians são seus dirigentes. A começar pelo atual presidente Augusto Melo, que chegou prometendo dar um novo rumo ao futebol do clube, mas que, até agora, pouco ou nada fez. Nem dívidas ele está pagando. Ao contrário. As está aumentando a cada mês.  Augusto, na verdade, não tem nenhuma experiência na função.

Além disso, ele só fala em reforços, em gastos, mesmo sabendo que o clube tem uma dívida que supera os 2 bilhões de reais. Alias, segundo pessoas que conhecem o clube, as dívidas que precisam ser pagas à curto prazo, já somam mais de 67 milhões de reais. Além disso, há a dívida do estádio (1 bilhão) e outras que correm paralelamente a esta.

OS MENOS CULPADOS
Fica evidente, portanto, que Cássio e Antônio de Oliveira são os menos culpados da atual fase negativa do futebol corintiano. Culpados mesmo são Andrés Sanchez e todos os integrantes de seu grupo, que não pagaram nada e só fizeram dívidas monstruosas como dirigentes do clube, e o atual presidente corintiano, Augusto Melo.

Eles é que implodiram o caixa do clube e, a partir daí, não houve mais dinheiro para pagar mais nada, nem nem o elenco, nem possíveis reforços. Pior ainda é que, se não houver uma união dos nomes mais importantes do clube para criar um projeto como aquele que recuperou o Flamengo anos atrás, o Corinthians estará seriamente ameaçado de ser rebaixado neste ano no Brasileirão, de não ganhar nenhum título nos próximos oito meses e de entrar numa fase pré-falimentar sem precedentes.

Muita gente pode até achar que estou exagerando, mas esta é a pura verdade. Dessa forma, só a criação do projeto que cito acima, pode reerguer o Corinthians. E se os dirigentes não quiserem se expor, que as grandes torcidas como a Gaviões da Fiel se mexam e façam campanha pública com objetivo único de salvar o Corinthians. Caso contrário, o Timão vai virar timinho em curto espaço de tempo. Sem nenhum exagero de nossa parte. 

Confira também: