Nelsinho Baptista garante: "Estou pronto para trabalhar"
O experiente técnico, com títulos nacionais e internacionais, revelou a disposição de dirigir um algum time em 2024 ao participar do 'Deu Zebra Cast'. Confira!
Ele revelou que está ‘zerado’ para reiniciar uma nova etapa em sua carreira de técnico com quatro décadas de experiência.
São Paulo, SP, 23 (AFI) – Tão carente de técnicos, os clubes brasileiros vão ter uma nova opção para a temporada 2024. Trata-se de Nelsinho Baptista, um técnico supercampeão, com larga experiência e que confirmou que está preparado para retomar sua carreira no Brasil no próximo ano. Ele próprio, aos 73 anos, confirmou isso ao participar, nesta quinta-feira do ‘Deu Zebra Cast’, um podcast comandado pelo jornalista Fábio Sormani e pelo influenciador Alfinete.
Com uma postura firme e aparentando muita tranqüilidade, ele revelou que está ‘zerado’ para reiniciar uma nova etapa em sua carreira de técnico com quatro décadas de experiência.
“Eu quero trabalhar e não me importo se é clube da Série A ou Série B, desde que seja um clube que ofereça uma boa estrutura para que possamos juntos nos desenvolver e atingir objetivos importantes. Quero iniciar um trabalho” – comentou.
O técnico explicou que voltou ao Brasil em junho e se planejou descansar após um período praticamente de 11 anos sem férias:
“Eu até vinha ao Brasil entre uma temporada e outra, mas ficava com a cabeça lá, preocupado com o nosso trabalho. Desta vez eu me propus a descansar, colocar as minhas coisas particulares em ordem e me restabelecer de novo no Brasil”.
PASSAGENS PELO JAPÃO
Nelsinho, inclusive, lembrou duas passagens que fez pelo futebol do Japão, com o Kashiwa Reysol. Em 2010 assumiu o clube e o levou ao título da J2 League, a segunda divisão japonesa, para ser campeão ano seguinte na primeira divisão, a J1 League.
“Entre 2011 e 2015 pelo Reysol eu disputei quatro vezes a Champions League (Ásia) e várias copas e competições nacionais do Japão”, exemplificou.
Depois ele fez algo parecido em 2019, quando voltou ao Japão, ao mesmo Reysol e sagrou-se campeão da segunda divisão, trabalhando até meados de 2023, quando retornou ao Brasil.
Apertado pelos seus interlocutores, Nelsinho revelou que já recebeu algumas sondagens de clubes, tanto das Séries A como B, mas que pretende fazer uma escolha com muita consciência, na certeza de que poderá ajudar o clube a crescer no cenário nacional.
ATUALIZADO COM CENÁRIO
O técnico revelou também que nos últimos quatro meses acompanhou tudo que está acontecendo no futebol brasileiro.
“Estou vendo todos os cenários, tanto dentro como fora de campo. Bem como já sei que hoje em dia o jogador é diferente, ele reage diferente, é muito protegido e que precisa de um tipo diferente de tratamento” – explicou.
Com um semblante limpo, com facilidade em se expressar e gozando de plena saúde, Nelsinho Baptista aposta, justamente, em sua experiência para enfrentar os problemas do dia adia do clube que vier a trabalhar.
“Eu já passei por muitas situações, boas e ruins, dentro do futebol. E tudo é lição de vida, é aprendizado e serve para que possamos acumular conhecimento e experiência. O segredo é ter disposição coragem para colocar toda esta bagagem dentro de um projeto de trabalho” – apontou.
“Eu me sinto muito bem física e mentalmente. Estou preparado para enfrentar todas estas situações que a gente sabe que acontecem no futebol. Tenho a convicção de que ainda posso ser muito útil, que tenho muita lenha para queimar. Estou pronto e com vontade” – concluiu.
CARREIRA DE SUCESSO
Nelsinho Baptista nasceu em Campinas e começou profissionalmente como lateral-direito na Ponte Preta, aos 16 anos. Foi campeão paulista da antiga Divisão Especial pelo clube campineiro em 1969 e com a tarja de capitão. Na década de 1970 defendeu as cores do São Paulo e depois do Santos, encerrando a carreira no Juventus.
Como técnico ele participou da histórica ‘final caipira’ pelo Novorizontino diante do Bragantino, em 1990. Levou o Corinthians ao primeiro titulo brasileiro em 1990, onde foi campeão da Super Copa em 1991. Pelo Sport levantou a Copa do Brasil em 2008.
Dirigiu os outros grandes clubes paulistas, sendo campeão paulista pelo São Paulo (1998), um ano depois de ser campeão pelo Corinthians. No total conquistou seis estaduais, inclusive pelo Sport (duas vezes), Goiás (2003) e Atlético-PR (1988).
Fez uma trajetória internacional no Japão, se tornando o técnico estrangeiro mais longevo em toda a história do futebol japonês, onde trabalhou por 17 anos em quatro décadas diferentes – 1990, 2000, 2010 e 2020 – em diversos clubes. Conquistou 11 títulos internacionais.
PODCAST DEU ZEBRA
Na entrevista desta tarde, Nelsinho Baptista comentou toda sua história de 60 anos no futebol, como jogador e como técnico. Citou muitos técnicos, lembrou de grandes craques que comandou e lembrou algumas histórias que marcaram a sua carreira.
CONFIRA A INTEGRA DA ENTREVISTA