NBA: Federação admite faltas de Durant sobre LeBron no final de Warriors x Cavaliers
Os lances ocorreram a menos de dois minutos do final do jogo, e o Warriors vencia a partida por três pontos de diferença (95 a 92)
Os lances ocorreram a menos de dois minutos do final do jogo, e o Warriors vencia a partida por três pontos de diferença (95 a 92)
Campinas, SP, 27 – A polêmica em torno da qualidade das arbitragens da NBA aumentou depois da tradicional rodada de Natal desta temporada, ocorrida na última segunda-feira. Isso porque na partida que reeditou a final do último ano, entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, alguns lances considerados decisivos no final da partida foram questionados pelos fãs e pela imprensa, especialmente nos quais LeBron James, do Cavaliers, avançou por duas vezes em direção à cesta e teria sofrido faltas de Kevin Durant, que era seu marcador em ambas ocasiões, não assinaladas pelos juízes.
Os lances ocorreram a menos de dois minutos do final do jogo, e o Warriors vencia a partida por três pontos de diferença (95 a 92) até então. Em ambas, LeBron tentou infiltrar fazendo uma bandeja e foi impedido por Durant, sem nem mesmo conseguir finalizar o lance. Ele pediu falta, mas a arbitragem nada marcou. Na segunda ação ofensiva do camisa 23 do Cavaliers ainda teria sofrido duas faltas seguidas dentro do mesmo movimento, e também não teve qualquer infração assinalada. Assim, o placar seguiu o mesmo até que o time de Oakland, que atuava em casa, fez mais quatro pontos e venceu o embate por 99 a 92.
Na última terça-feira, no entanto, a liga norte-americana publicou um relatório da partida afirmando que a arbitragem errou quatro vezes nos lances finais – três delas nos dois lances onde Durant impediu os ataques de LeBron, e uma delas onde o jogador do Cleveland fez falta em lance em que marcava Draymond Green – o ala/pivô do Warriors ainda conseguiu pegar rebote ofensivo no lance e a jogada seguiu normalmente.
As faltas não marcadas de Durant sobre LeBron poderiam ter feito o Cavaliers ter melhor sorte no jogo – a diferença era de três pontos, e ele cobraria quatro lances livres, dois para cada ataque paralisado por falta. No entanto, ainda na saída da partida, o ala do Cavaliers minimizou os até então “possíveis” erros da arbitragem – ainda que tivesse reclamado bastante nos momentos das faltas. “Ele cometeu duas faltas em mim. Mas deixa para lá, o que é possível fazer sobre isso?”, afirmou.
Também no final do jogo, Kevin Durant, por sua vez, se defendeu e disse que foram lances normais. “Ele é muito grande. Mas não foi falta, me pareceram (lances) limpos”, contou.