NBA: Bucks vencem Suns, garantem título e encerram jejum de 50 anos

Grego, mais uma vez, foi a grande 'fera' em quadra e se sagrou campeão da NBA.

Bucks perdiam por 2 a 0, mas viraram a série: 4 a 2

basquete.milwalkee.phoenix.2021 1 e1626840768516
NBB imita NBA dos EUA

São Paulo, SP, 21 – Giannis Antetokounmpo, enfim, se sagrou campeão da NBA. O grego liderou o Milwaukee Bucks em mais uma vitória sobre o Phoenix Suns, por 105 a 98, na noite desta terça-feira, diante de sua torcida, e sacramentou a série final da NBA. Os Bucks fecharam o confronto por 4 a 2, selando uma poderosa virada, após estarem perdendo por 2 a 0.

Com uma atuação incrível, Antetokounmpo conduziu os Bucks ao seu segundo título da história, encerrando um jejum que completava exatamente 50 anos. O primeiro troféu da franquia de Wisconsin foi obtido em 1971, quando o pivô Kareem Abdul-Jabbar, uma das lendas da NBA, ainda era conhecido como Lew Alcindor – mudou de nome ao ser converter ao Islamismo – e superou o Baltimore Bullets.

ALÍVIO NAS COSTAS
O título conquistado nesta terça tira um peso das costas dos dirigentes e da comissão técnica dos Bucks, que vinham registrando as melhores campanhas na temporada regular da NBA nos últimos anos. No entanto, vacilavam nos playoffs. O próprio Antetokounmpo comemora o feito com alívio, uma vez que foi o MVP da NBA nas duas temporadas anteriores. Mas, nas horas decisivas dos playoffs, ele não conseguia liderar a equipe.

Nesta terça, o grego esteve longe de repetir as performances aquém do esperado. Pelo contrário, cresceu no momento decisivo. Foram nada menos que 50 pontos na partida decisiva. O cestinha do jogo ainda registrou um “double-double” por contribuir também com 14 rebotes.

OS PONTUADORES
Em noite discreta, Khris Middleton anotou 17 pontos, Bobby Portis registrou 16 e Jrue Holiday obteve um “double-double” de 12 pontos e 11 assistências. Do lado dos Suns, apenas Chris Paul fez boa exibição, com seus 26 pontos. Devin Booker, mais uma vez, ficou aquém do esperado, com seus 19 pontos, a maior parte deles marcada no segundo tempo da partida.

Embalados por três vitórias seguidas, os Bucks começaram melhor e não perderam tempo. Em poucos minutos, já abriram sete pontos de vantagem no placar. O primeiro quarto terminou com dianteira de 13 para os anfitriões, no embalo de Giannis Antetokounmpo, em sua melhor partida nestas finais.

ESBOÇO DE REAÇÃO
No segundo quarto, os Suns esboçaram reação. E repetiram a boa atuação exibida no início do jogo anterior, quando levaram dura virada. Mais atentos, os visitantes passaram a acertar mais em todos os fundamentos. Buscaram o empate e viraram para 35 a 33, com Chris Paul mais ágil e ligado do que no jogo anterior. Como resultado, os Suns abriram sete de vantagem.

Já o terceiro quarto foi novamente dos Bucks. Os anfitriões voltaram melhor e equilibraram o duelo, mantendo ligeira vantagem dos Suns no placar. Os Suns caíam de rendimento e cometiam erros bobos. Mesmo assim, seguiam sem deixar os rivais abriram maior vantagem no marcador. Os Bucks terminaram o período com cinco pontos a mais, mas o marcador registrava empate por 77 a 77.

Depois de buscar a igualdade no placar, os anfitriões recuperaram a confiança e deslancharam no último período do jogo. Antetokounmpo comandava o ataque, a defesa dava conta das tentativas um tanto atrapalhadas dos Suns nos minutos finais e os Bucks enfim selaram a suada conquista.

Confira também: