Náutico 0 x 2 Sport — Em clássico marcado por polêmicas, Leão vence o Timbu
Leão pressionou e conseguiu chegar à vitória no clássico apenas no segundo tempo, quando fez os seus gols
Sport vence o Náutico em duelo marcado por polêmicas na Copa do Nordeste. Confira no FI!
Recife, PE, 4 (AFI) — O Clássico dos Clássicos entre Náutico e Sport, válido pela Copa do Nordeste de 2023, ficou marcado por polêmicas fora de campo. Em uma queda de braço tripla, entre os dois clubes e o Governo de Pernambuco, o duelo ocorreu com torcida única. Dentro de campo, o Sport venceu por 2 a 0 e é vice-líder do Grupo A, com 12 pontos. O Náutico segue em segundo do B, com 10.
POLÊMICA
O Clássico dos Clássicos entre Náutico e Sport foi cercado de polêmicas antes do jogo. Por determinação da Secretaria de Defesa Social e do Governo de Pernambuco, jogos realizados no Recife deverão ocorrer sob presença de torcida única. Assim como clubes de outros estados entraram com ação no STJD contra a medida, o Leão da Ilha fez o mesmo para o jogo de hoje.
Em parecer emitido por Otávio Noronha, relator do caso, a presença da torcida rubro-negra foi liberada. O Timbu, contudo, afirma não ter recebido notificação da decisão. O Governo do Estado de Pernambuco e a SDS-PE, por sua vez, não acataram a decisão do STJD e, segundo veículos locais, falaram em judicializá-la, se preciso. Segundo o executivo local, o STJD não possui jurisdição para derrubar uma norma emitida por governo estadual.
ACORDO
Em meio ao imbróglio, Náutico e Sport entraram em um acordo pela realização da partida. Em meio à indefinição sobre se o duelo ocorreria ou não e como a partida procederia, os clubes acordaram a retirada das ações rubro-negras no STJD. Os processos buscavam a relização do duelo com ambas as torcidas e os clubes entenderam ser o melhor para o futebol local a realização do jogo hoje, ainda que com torcida única.
RESUMO DO JOGO
Dentro de campo, o Sport sobrou sobre o Náutico. Pressionando bastante, os rubro-negros tinham facilidade em chegar na área dos alvirrubros e chutar, mas paravam na grande atuação do goleiro Vágner. Operando grandes defesas, o arqueiro alvirrubro foi o grande nome do primeiro tempo e impediu a abertura do placar antes do intervalo.
Na volta dos vestiários, o panorama não mudou, mas o placar sim. Depois de muito pressionar, o Sport abriu o placar aos 16 minutos, quando Fabinho recebeu assistência de Ronaldo e mandou para as redes. Atrás no placar, o Náutico foi para cima e começou a deixar mais espaços. Com isso, o Leão também saiu mais e poderia ter ampliados aos 34, mas teve um gol anulado. Nos acréscimos, Juba fez um golaço e ampliou.
PRÓXIMOS JOGOS DE NÁUTICO E SPORT
Náutico e Sport voltam a campo em datas distintas pela Copa do Nordeste. Com apenas um jogo restante no torneio, já que teve o duelo contra o Fortaleza antecipado, o Timbu apenas voltará a campo pelo Nordestão na última rodada. O duelo contra o Ferroviário ocorrerá no dia 21 de Março, em horário a definir, nos Aflitos. O Leão, por outro lado, enfrentará o Sergipe na próxima quarta-feira, 8, às 21h30, na Ilha do Retiro, em Recife.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Primeira Fase
- Rodada:
- 6ª rodada
- Data:
- 04/03/2023
- Horário:
- 17:30
- Árbitro:
- Caio Max Augusto Vieira (RN)
- Assistentes:
- Luis Carlos de Franca Costa (RN) e George Italo Antas Nogueira (RN)
- Cartões Amarelos:
- Náutico: Diego Matos, Anilson, Júlio e Paul Villero
- Sport: Igor Cariús, Felipinho, Gean Carlos, Jorginho, Fabinho e Sabino
- GOLS:
- Sport: Fabinho 16′ 2T e Luciano Juba 52′ 2T
- Público:
- 7.394 Total
- Renda:
- R$ 119.335,00
- Estádio:
- Aflitos
- Local:
- Recife (PE)