Náutico pode ser próximo clube da Série C a se tornar SAF
Timbu dá primeiros passos em direção ao novo formato de gestão de futebol
De acordo com informações divulgadas, 90% das ações do clube irão pertencer a um grupo de investidores
Recife, PE, 13 (AFI) – Visando a melhoria e profissionalização, o Clube Náutico Capibaribe anunciou nesta semana que será o quarto clube da Série C do futebol nacional a aderir ao formato Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em 2025.
De acordo com informações divulgadas, 90% das ações do clube irão pertencer a um grupo de investidores.
Cláudio Klement Rodrigues, advogado especialista em direito desportivo e negócios no esporte, ressalta que “essa mudança trouxe novas perspectivas de profissionalização da gestão e de geração de receita. Desde que foi criada pelo Congresso Nacional em agosto de 2021, a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) virou um assunto recorrente no futebol brasileiro, com muitos clubes já aderindo ao formato e outros tantos se preparando para fazer a mudança do modelo associativo para clube-empresa, através da venda de direitos de transmissão, patrocínios e outras fontes de renda”, afirma.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora
SAF NO NÁUTICO?
Outro ponto positivo que têm beneficiado os clubes que aderiram ao modelo, foi a tributação e as regras de governança. Para Thiago dos Passos, especialista em estruturação de projetos de capital para entidades esportivas e CEO da 8 Sports Capital, é de extrema importância a responsabilidade fiscal. “Ela requer a transparência e governança eficazes, com a adoção de práticas éticas e alinhadas ao Fair Play Financeiro. Essa regulamentação, implementada pela UEFA, visa impedir que os clubes gastem mais do que podem, protegendo tanto o equilíbrio das competições quanto a saúde financeira das entidades”.