Nacional-SP completa 105 anos! Relembre campanhas históricas do clube
Naça comemora os 105 anos de sua fundação em situação difícil no Paulista A4
Nacional já foi quarto colocado geral da elite do Paulistão
São Paulo, SP, 16, (AFI) – Atualmente na disputa do inédito Campeonato Paulista da Série A4, o Nacional completa 105 anos de história nesta sexta-feira (16), e nada melhor do que relembrar as principais conquistas e momentos históricos do tradicional clube da capital.
COMPETIÇÕES ESTADUAIS
Apesar de nunca ter sido campeão da elite do Estado, o Naça já chegou longe nas edições de Paulistão que disputou. Suas principais campanhas foram as de 1939, quando foi quarto colocado, além de 1942 e 1944, quando terminou o estadual na quinta posição.
Já no Campeonato Paulista da Série A2, o clube tem apenas um vice-campeonato, em 1970, uma terceira colocação, em 1989, e foi quarto colocado em duas oportunidades, 1960 e 1983.
Na Série A3 do Paulistão, o desempenho do Naça é melhor. Foram 16 participações, até o momento, onde soma três títulos (1994, 2000 e 2017).
Disputando a Bezinha, e atual Série A4, o Nacional, nas 6 vezes que participou, conquistou o título em 2014, que lhe garantiu o acesso para a terceira divisão estadual do ano seguinte.
Na Copa Paulista, o Ferrinho tem 13 participações, e sua principal campanha foi em 2002, quando chegou até as semifinais do torneio estadual.
COMPETIÇÕES NACIONAIS
Em competições nacionais, o Naça chegou apenas até a Série C, antes mesmo da criação da Série D. Foram três participações (1995, 1998 e 2000), e o máximo que conseguiu foi uma 35ª posição, em seu segundo ano de Brasileirão.
JOGADORES FAMOSOS DO NACIONAL
Além das campanhas de destaque, diversos jogadores conhecidos passaram pelo Nacional em suas carreiras. É o caso de Charles Miller, Deco, Dodô, Roberto Dias, Paulo César, Cafú, Passarinho, Biro-Biro, Sérgio Manoel, Zé Carlos, Rúbens Minelli, entre outros.
SITUAÇÃO ATUAL DO CLUBE
Na disputa do Campeonato Paulista da Série A4, atualmente o Naça figura em um modesto 13º lugar, apenas 2 pontos na frente do Independente, que abre a zona de rebaixamento, e um atrás do VOCEM, que abre a zona de classificação.
Confira também:
- Votuporanguense x Itapirense - CAV quer manter embalo contra rival que ainda não venceu
- Independente x Audax - GOA busca manter invencibilidade contra vice-lanterna
- Marília x Lemense - MAC quer finalmente se afirmar na A3
- PAULISTA A4: Com confronto direto, trio quer pressionar líderes São-Carlense e XV de Jaú
- Paulista A4: União Barbarense terá desfalques para enfrentar o VOCEM