ESPECIAL MUNDIAL DE CLUBES: O Flamengo voltará a dezembro de 81?

Se chegar na final, o Mengão deverá enfrentar o todo poderoso Real Madrid de Vinícius Júnior

Torcida do Flamengo lota Maracana para jogo do time no Brasileiro.
O Flamengo voltará a dezembro de 81? (Guito Moreto/Agência O Globo)

Rio de Janeiro, RJ, 31 (AFI) – Ganhar novamente um Mundial é a sina do torcedor do Flamengo, que tem uma musica cantada por sua torcida que homenageia o primeiro título mundial conquistado pelo clube em 1981.

A música é cantada em praticamente todos os jogos do Mengão, principalmente nos jogos da Copa Libertadores. A letra é feita sobre o jogo em que o Flamengo de Zico, goleou o poderoso Liverpool de Sir Kenny Dalglish por 3 a 0.

Antes de começar, o jogo era uma batalha de “Davi x Golias”, um pouco mais equilibrado do que hoje, mas ainda assim com os Europeus com um time mais completo no papel.

O Liverpool vinha em uma ascensão absurda no cenário europeu, um time que jogava como música, e que havia conquistado a Champions League três vezes em cinco anos, sendo a última contra o poderoso Real Madrid, que já haviam vencido a competição por seis vezes.

imagem 2022 12 20 212303014 Easy Resize.com
Flamengo e Liverpool entrando em campo para a final do Mundial de 1981. (Flamengo de branco e Liverpool de vermelho)

Mas o Flamengo também não ficava atrás, era um time recheado de estrelas, como Júnior, Adílio, Andrade e a maior delas, Zico. Esse, que é o maior ídolo do clube até os dias atuais.

E não deu outra, o Mengão fez o que a música conta hoje em dia, colocou os ingleses na “roda” e fizeram 3 a 0, com dois gols de Nunes e um de Adílio, fazendo a nação rubro-negra ir a loucura e comemorar seu primeiro campeonato mundial.

DEZEMBRO DE 2019

Depois de 1981, o Flamengo só conseguiu voltar ao Mundial em 2019, com um incrível time comandado pelo português Jorge Jesus, que fez um time recheado de estrelas encantar todo um continente e venceu a Libertadores para o clube carioca após 38 longos anos na lista de espera.

Um 11 inicial com Gabigol, Bruno Henrique, Gerson, Felipe Luís, e Arrascaeta, quase todos iniciando seu auge, deram uma confiança gigantesca à torcida, que já haviam visto o time vencer além da Libertadores, o Campeonato Brasileiro.

A esperança ainda aumentava quando lembravam que o clube malmente tinha perdido, eram apenas três derrotas, uma contra o Emelec-URU, na libertadores, e contra o Bahia e Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

flamengo campeao 729x486 1
Flamengo campeão da Libertadores em 2019. (Twitter/Conmebol)

Outra coincidência era de que o clube estava voltando a enfrentar o Liverpool, que também vivia um momento mágico com o alemão Jurgen Klopp no comando.

Novamente os ingleses tinha um time cheio de estrelas, como Mohamed Salah, Roberto Firmino, Sadio Mané, Alexander Arnold e o goleiro Alisson.

Mas o Flamengo de Jorge Jesus conseguiu jogar de igual para igual, conseguindo anular o time inglês em algumas partes do jogo, porém não conseguia levar tanto perigo quanto levava aos rivais do próprio continente.

O jogo foi duro, e terminou empatado sem gols no tempo regulamentar. Na prorrogação, já sem pernas, o Rubro-Negro não conseguiu segurar o trio de ataque de Liverpool e aos nove minutos do primeiro tempo da prorrogação, Firmino marcou o único gol da partida, consequentemente o gol que deu o título aos ingleses.

000 1N91E7 960x540 1
Roberto Firmino comemorando o gol do título do Liverpool no Mundial de 2019. (Photo by Giuseppe CACACE / AFP)

FEVEREIRO DE 2023

E cá estamos, novamente o Flamengo voltou a vencer a Libertadores. Desta vez, com Dorival Júnior no comando, mas com muitas peças de 2019 no elenco e com Arrascaeta como peça-chave do elenco.

Dessa vez, não haverá mais Liverpool, o adversário será o todo poderoso Real Madrid, de Ancelotti, Benzema, Courtois, Valverde, Rodrygo e Vinícius Junior. Este último é um velho conhecido da torcida rubro-negra, o atacante foi revelado na base do Mengão e após um boom meteórico foi vendido por cifras milionárias aos Merengues ainda aos 16 anos.

167158173330102 Easy Resize.com
Arrascaeta e Vinicius Júnior. (Gilvan de Souza/Flamengo/Divulgação/Real Madrid)

Novamente será uma briga de “Davi x Golias”, onde cada vez mais a diferença entre elencos é cada vez maior. Mas, a torcida não quer saber de nada antes dos 90 minutos, apenas de vencer e poder fazer uma nova música para os heróis campeões mundiais.

Confira a letra da música “Dezembro de 81” na íntegra:

Em dezembro de 81
Botou os ingleses na roda
3 a 0 no Liverpool
Ficou marcado na história
E no Rio não tem outro igual
Só o Flamengo é campeão mundial
E agora seu povo
Pede o mundo de novo

Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe, Mengo!
Pra cima deles, Flamengo!
Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe, Mengo!
Pra cima deles, Flamengo!

Em dezembro de 81
Botou os ingleses na roda
3 a 0 no Liverpool
Ficou marcado na história
E no Rio não tem outro igual
Só o Flamengo é campeão mundial
E agora seu povo
Pe – Pede o mundo de novo!

Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe, Mengo!
Pra cima deles, Flamengo!
Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe, Mengo!
Pra cima deles, Flamengo!

Confira também: