MUNDIAL: Ainda não foi desta vez, palmeirense !
Placar que acabou sendo justo, apesar de Chelsea e Palmeiras terem jogado um futebol quase igual, tanto em virtudes como em defeitos
Parece uma maldição, mas o Palmeiras não consegue mesmo ganhar um Mundial Interclubes. Mas o time, desta vez, caiu de pé em Abu Dhabi
São Paulo, SP, 11 (AFI) – Parece uma maldição, mas o Palmeiras não consegue mesmo ganhar um Mundial Interclubes. Numa final de muita aplicação de lado a lado, o Chelsea, da Inglaterra, ganhou o jogo disputado neste sábado, dia 12 de fevereiro, por 2 a 1, no estádio Mohammed Bin Rayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Estádio que recebeu mais de 40 mil pessoas com presença maior de torcedores do Verdão. O primeiro tempo não foi dos melhores. No segundo, Lukaku de cabeça fez Chelsea, 1×0. Aos 18, em cobrança de pênalti (Thiago Silva, colocou a mão na bola), Raphael Veiga empatou.
Veio a prorrogação e num pênalti feito pelo zagueiro Luan (a bola tocou em sua mão dentro da área) cobrado por Havertz, aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação, o time inglês fez o gol da vitória e do título.
Placar que acabou sendo justo, apesar de Chelsea e Palmeiras terem jogado um futebol praticamente igual, tanto em virtudes como em defeitos. Lembro que o Chelsea nunca tinha conquistado esse mundial promovido pela FIFA.
ESQUEMA FUNCIONOU
No primeiro tempo do jogo, o esquema armado por Abel Ferreira deu resultado.Ele não queria tomar um gol logo de cara e conseguiu. O gol do Chelsea só saiu no segundo tempo aos 8 minutos em cabeçada de Lukaku.
O Palmeiras reagiu e conseguiu o empate através Raphael Veiga, em cobrança de pênalti. Na prorrogação, parecia que o jogo iria para a decisão nos pênaltis, mas numa infelicidade do zagueiro Luan, do Palmeiras, que tocou com a mão na bola, o Chelsea desempatou e conquistou o título.
Do lado do Chelsea, bom trabalho de Thiago Silva e Antonio Rudiger, no miolo de zaga. No meio campo o melhor foi Kanté. E no ataque, Lukaku merece o destaque por sua presença de área, apesar de bem marcado pelos zagueiros do Palmeiras. Na equipe verde, Weverton mostrou muita segurança. Marcos Rocha fez ótima partida como lateral. O mesmo aconteceu com o central Gustavo Gomes.
No meio campo, Danilo e Scarpa jogaram demais. E no ataque, Dudu, enquanto esteve em campo, foi o que deu mais trabalho a defesa inimiga. Luan foi o nome negativo do Verdão. Fez o pênalti do gol da vitória do Chelsea e ainda foi expulso por falta no final da prorrogação em Havervty.
TÉCNICOS, BEM !
Os dois técnicos também mostraram serviço. Thomas Tuchel, do Chelsea, usou muito bem o seu banco de reservas, já que possuía jogadores de melhor qualidade. Abel Ferreira, ao contrário, precisou fazer algumas alterações que não deram resultado, já que os que saíram eram tecnicamente muito superiores aos que entraram.
Esse detalhe influiu no resultado final do jogo, numa prova de que ainda faltam reforços ao Palmeiras se quiser ganhar títulos como o deste mundial interclubes. O Verdão, por ter sido vice- campeão, vai receber 21 milhões de reais da FIFA. Um bom dinheiro.
Com a vitória do Chelsea, os europeus somaram nove títulos em seguida. O último conquistado por um time sul-americano, foi em 2012, quando o Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0 e levantou a Taça. De lá para cá, só deu clube europeu.
FIFA QUER MUDAR
A FIFA agora pretende reformular esse Mundial. Vai querer maior número de participantes e promoverá o evento num País previamente escolhido. Vai ficar muito mais difícil para os clubes sul-americanos ganharem esse título.
Os europeus, com mais clubes e mais qualidade, estarão mais perto desta conquista. Azar do Palmeiras que, por isso, pode ficar ainda muitos anos sem ser campeão do mundo. Por isso, ganhar o mundial deste sábado, teria sido fundamental.
Confira também:
- Mundial : Abel Ferreira destaca equilíbrio: 'Igualamos com coletivo'
- Mundial: Raphael Veiga valoriza campanha do Palmeiras : 'Saímos maduros'
- Chelsea 2 x 1 Palmeiras - Verdão joga de igual pra igual, mas leva gol no fim da prorrogação
- MUNDIAL: Al Ahly aproveita expulsões do Al Hilal e garante 3º lugar