Morre José Bertazzoli, o Zé do Pito, autor de importante livro sobre a Ponte Preta
Ex-diretor social da Macaca, ele é autor do livro “Luta, Obstinação e Vitória - 100 anos de Ponte Preta”
O pontepretano José Bertazzzoli, conhecido pelo apelido de Zé do Pito, faleceu nesta segunda-feira, às 8h20.
Campinas, SP, 15 (AFI) – O pontepretano José Bertazzzoli, conhecido pelo apelido de Zé do Pito, faleceu nesta segunda-feira, às 8h20. Ele estava com 80 anos e teve uma parada cardio-respiratória decorrente de complicações de uma cirurgia realizada na semana passada após ter quebrado o fêmur. Ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento, que devem ocorrer no Cemitério da Saudade.
Ex-diretor social da Ponte, Bertazzoli é autor do livro “Luta, Obstinação e Vitória – 100 anos de Ponte Preta”, lançado no Salão Nobre no ano 2000, no qual contava mais de cem fatos históricos e curiosos que marcaram a trajetória da Ponte (as 260 páginas da obra eram ilustradas por 126 fotos de época da Macaca).
Ele também era coautor, ao lado de Ângelo Bertazzoli Neto, do livro “Campinas Ontem e Hoje” (1995), com grande quantidade de informações e fotos históricas do município. O apelido Zé do Pito tem origem misteriosa.
“Que eu saiba veio de alguma história ligada a uma Escola de Samba que ele frequentava com Cilinho, Peri Chaib e turma da velha guarda. Meu pai era um pontepretano roxo, adorava a Ponte, e sempre contava com orgulho que meu avô ajudou a erguer o Moisés Lucarelli”, conta o filho José Eduardo.