Morre goleira da Seleção Feminina heroina do Bronze do Mundial de 1988
Simone foi goleira do Brasil na conquista da primeira medalha de Bronze do País em Mundiais
O futebol feminino do Brasil está de luto. Faleceu na tarde desta quarta-feira, 20, em Itariri, litoral paulista, a goleira Simone, uma das heroínas do primeiro bronze em Mundiais
São Paulo, SP, 20 (AFI) – O futebol feminino do Brasil está de luto. Faleceu no início da tarde desta quarta-feira, 20, por volta das 13 horas, em Itariri, litoral paulista, Simone Sueli Carneiro, a goleira Simone, uma das heroínas da primeira medalha de bronze que o Brasil conquistou em um Mundial de Futebol Feminino. O feito ocorreu em 1988, durante o Campeonato Mundial experimental da categoria promovido pela FIFA na China. O Brasil teve uma participação brilhante, inclusive vencendo a Noruega, equipe que se tornaria a Campeã Mundial naquela ocasião, por 2 a 1, em partida válida pela primeira fase.
Assumindo a posição de titular exatamente na partida que decidiria a medalha de bronze diante da equipe da casa, Simone teve uma atuação de gala, e após garantir o empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, calou os mais de 50 mil torcedores que lotavam o Estádio de Guangzhou ao defender duas cobranças das chinesas na decisão por pênaltis, garantindo a vitória brasileira por 4 a 3.
Os bons resultados na competição abriram o mercado internacional para as mulheres do nosso País. Simone teve uma carreira brilhante no Brasil, somando dezenas de conquistas regionais e nacionais tanto no futebol de campo, onde atuou pela lendária equipe do Juventus, de São Paulo, e pelo Santos FC; como também pelo Futsal Feminino. Ela completou 50 anos no último dia 10 de janeiro e lutava há vários meses contra uma forma bastante agressiva de câncer. Preferiu passar seus os últimos dias na companhia da família e na tarde de ontem recebeu a visita do seu querido dirigente dos tempos de Juventus, Mário Duarte, acompanhado da craque Roseli de Belo, a primeira brasileira a ser apontada como uma das melhores do planeta pela FIFA.
Lágrimas foram compartilhadas em meio às lembranças das muitas dificuldades vencidas e das imensas conquistas que protagonizaram pelo futebol feminino do Brasil. Ficam as orações e eterna gratidão à Simone de todos os amantes do futebol feminino brasileiro, por toda a sua dedicação ao futebol de mulheres, além da solidariedade dirigida ao pai, Sr. Octávio, à irmã Maga e a todos os familiares e amigos que tiveram a alegria da sua presença e convivência, neste triste momento de despedida.
Homenagem
Em homenagem póstuma à atleta, a CBF decidiu observar um minuto de silêncio nas partidas programadas para esta quarta-feira, 20, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série A-1. Segundo informações prestadas pelos familiares, as últimas homenagens para a atleta devem ser prestadas no Velório Municipal de Itariri, no litoral Paulista.