Luto! Morre Dimas Filgueiras o "Soldado Alvinegro", ídolo do Ceará

Pelo Ceará trabalhou entre 1972 até 2018, e tinha exercido quase todos os cargos no clube.

Como treinador, Dimas Filgueiras, conquistou dois títulos estaduais, em 1996 e 2002.

Ceará

Fortaleza, CE , 22 (AFI) – Aos 79 anos, faleceu o “Soldado Alvinegro”, Dimas Filgueiras, ex-jogador e técnico do Ceará. A confirmação do óbito foi anunciada nas primeiras horas desta sexta-feira (22). O Ceará publicou uma mensagem de despedida, um lamento do falecimento de seu ídolo, intitulado como “O descanso eterno do Soldado Alvinegro”.

Em 1972, Dimas começou sua carreira no Clube Cearense. O ex-zagueiro foi treinador do clube várias vezes. Pelo Ceará trabalhou entre 1972 até 2018, e tinha exercido quase todos os cargos no clube.

O eterno ‘Soldado Alvinegro’

O “Soldado Alvinegro”, como é conhecido pela torcida, disputou mais de 600 jogos pelo clube, como jogador e como técnico, em 46 anos de serviços ao Ceará.

Como treinador, Dimas Filgueiras, conquistou dois títulos estaduais, em 1996 e 2002. Dimas era treinador quando o Ceará foi vice-campeão da Copa do Brasil em 1994.

Dimas, que foi esforçado lateral-esquerdo, jogou sete temporadas no espetacular Botafogo da década de 1960, tendo a oportunidade de atuar ao lado de nomes como Nilton Santos, Garrincha e Zagallo.

Dimas Filgueiras foi diagnosticado com Alzheimer e início de 2022 precisou ficar internado, onde estava até recentemente. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O Ceará postou uma nota em seu site. Confira abaixo:

A bandeira que ele fez parte eterna de suas vestes se coloca a meio mastro, parecendo se curvar ao soldado quase como um sinal de reverência pelas batalhas em que foi defendida por ele. Camuflado em preto e branco, Dimas Filgueiras guerreou em todas as funções que pôde e, agora, só não parte para a eternidade, pois já o fazia no coração de todo torcedor do Ceará.

Atleta, treinador, acima de tudo, torcedor. Dimas se tornou um sinônimo do que é o Ceará Sporting Club. A virilidade e a seriedade que carregava em suas expressões e pareciam correr em suas veias o fizeram referência para todos que desejam ser grandes em Porangabuçu.

Grandioso ao ponto de superar as injustiças da vida para ser considerado campeão, como quando nem mesmo um ato insensato de quem deveria buscar a justiça dentro de campo tiraram dele e pecha de vencedor que lhe cabia tão bem.

Como está escrito na bíblia, o soldado combateu o bom combate e, agora, para a tristeza dos que ficam, terminou sua corrida. Guardaremos a fé para termos o consolo por sua partida, exatamente como fazemos com tudo o que você construiu aqui.

Descanse em paz, ídolo!

O Fortaleza também emitiu uma nota de Luto

O Fortaleza Esporte Clube lamenta profundamente o falecimento de Dimas Filgueiras, que deixa o futebol cearense com imensa dor e de luto aos 79 anos.

Grande nome do futebol local, Dimas atuou como zagueiro e lateral esquerdo. Em 1971, chegou ao Fortaleza e defendeu o Manto Tricolor em 67 jogos, sendo 48 oficiais. No ano seguinte, começou a construir a sua história no Ceará e ficou marcado como atleta, técnico e diretor de futebol.

O Leão do Pici se solidariza por toda a família e amigos pela partida do ex-técnico, desejando forças e conforto para todos diante dessa perda enorme e grande momento de dor.

Confira também: