Monte Azul União São João
Monte Azul 2 x 1 União São João - Azulão garantido na final da Copa Paulista

Com essa vitória, o Atlético Monte Azul segue na Copa Paulista, e na final pega Portuguesa ou Votuporanguense

Monte Azul
Foto: Jota Arnaldo | RP FOTOPRES

Por: Rivail Oliveira

Monte Azul Paulista, SP , 28 (AFI) – O Atlético Monte Azul é o primeiro finalista da Copa Paulista de 2024. Numa semifinal eletrizante e num grande jogo, realizado neste sábado na Arena da Fonte, em Araraquara, o Azulão venceu por 2 a 1 o União de Araras, depois de empate sem gols no primeiro jogo em Araras.
Marcaram para o Atlético, Pingo e Vitinho no primeiro tempo, descontando, Luan, ex-Palmeiras, no final do segundo tempo de penal para o União. O placar acabou sendo justo pela maior iniciativa e efetividade do time de Monte Azul Paulista no primeiro tempo.

No segundo, com 2 a 0, administrou a vantagem, segurou a pressão do União, mas tomou um sufoco no final, com a marcação do gol ararense no final. Com o resultado o Monte Azul assegurou, além da vaga na final, contra Portuguesa ou Votuporanguense uma vaga ou para a Copa do Brasil senão para o Brasileiro da Série D de 2025. O União pensa agora no Paulista do ano que vem

A competição tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

AZULÃO NA FRENTE

Foi primeiro tempo equilibrado em Araraquara, onde o Monte Azul foi mais efetivo e definiu a vitória inicial em dois bons lances aos 36 e 39 minutos. O Atlético começou botando pressão nos minutos iniciais: aos três minutos jogada pela direita de Rian, pegou Pet que marcado tentou bater mesmo marcado, com muito perigo.
O mesmo Pet tentou o chute aos cinco mas isolou; um minuto depois Vitinho dividiu com o goleiro esmeraldino Igor, que evitou o gol do Azulão.

Na primeira chegada do União, aos 16 minutos Léo Machado pegou o rebote e emendou forte e a bola raspou a meta de Zanella; Aos 18 Léo Machado mandou cruzado da direita e Zanella teve de se espichar para defender, em outro bom ataque do União.
O retrato do jogo depois de 30 minutos foi de um início melhor do Atlético, mas o União equilibrou o jogo e passou a levar muito perigo jogando com velocidade, explorando Jhoninha. Viana e Raphael Costa, com o Monte Azul obrigando a cometer muitas faltas – foram três amarelos em meia hora.
Ao 27, Raphael ainda tentou um chute perigoso aos 27 minutos. O Atlético seguia insistindo  com cruzamentos facilitando a defesa de Araras.
MAIS EFICIENTE

O Monte Azul acabou sendo mais eficiente. E fez 1 a 0 aos 36 minutos, numa boa arrancada pela direita: Rian fez bom passe com corta-luz de Vitinho, para Pingo que encheu o pé no canto do goleiro Igor. Três minutos depois, Vitinho fez outra excelente jogada pela direita, tabelou com Caio Felipe, e mandou forte sem chance para goleiro de Araras, 2 a 0 para o Azulão.
Perdendo por dois gols, o União saiu para o jogo.  Paulinho tentou o chute aos 41,e Zanella pegou; e nos acréscimos, Raphael Costa bateu falta por cima. Com isso, o primeiro tempo ficou assim 2 a 0 para o Atlético no primeiro período em Araraquara. Gabriel Viana e Neto que já tinham sido substituídos, se desentenderem no banco e ambos acabaram sendo expulsos aos 33 minutos no União.

DSC 0076
Foto: Fran Zanini

UNIÃO APERTA

Como se esperava, atrás no placar o União começou apertando,  mas se abriu e o Monte Azul contra-atacava com muito perigo. Com três minutos em boas chegadas do time de Araras,   Jhoninha dividiu com Zanela e numa testada perigosa do experiente Luan, ex-Palmeiras, de cabeça.
Na resposta do Azulão, Pingo soltou a bomba de forma muito perigosa aos cinco minutos. Raphael Costa bateu escanteio com muito efeito aos nove, a bola ia entrando nas a defesa do Monte Azul evitou o gol do União; aos dez Gabriel Viana, livre escorregou na hora de chutar e perdeu grande oportunidade para o time esmeraldino de Araras. Sacramento bateu com muita força uma falta aos 15 minutos, e Igor só torceu para a bola sair, assustando a torcida do União.

UNIÃO MARCA E JOGO PEGA FOGO

O jogo seguiu aberto na Arena da Fonte. Jhoninha se infiltrou pela direita aos 19 bateu colocado e Zanella pôs para escanteio em boa chegada ararense. Livre e solto, Raphael Costa recebeu bom passe aos 20 minutos, mas errou o alvo e chutou para fora. No contragolpe do Atlético, aos 23, Rian limpou e bateu seco mas Igor pegou, na sequência em troca de passes, o mesmo Rian bateu e Mancha evitou o terceiro.

Nos minutos finais o time de Araras ainda tentou a reação. E aos 43 Ronald invadiu a área, sofreu a falta e a arbitragem marcou corretamente o penal para o União. Na cobrança, Luan marcou o primeiro do time de Araras “colocando fogo”, nos minutos finais em Araraquara, 2 a 1.
O árbitro deu nove minutos de acréscimo  e foi só pressão do União que ainda teve Luan expulso aos 52 por uma falta forte, deixando o time de Araras com dez no final. Mas o Monte Azul assegurou a vitória a vaga na grande final da Copa Paulista, 2 a 1 em Araraquara.

Próximos jogos

Com essa vitória, o Atlético Monte Azul segue na Copa Paulista, e na final pega Portuguesa ou Votuporanguense, mas se garante em 2025 numa competição nacional – Copa do Brasil ou Brasileiro Série D. O União São João encerra a temporada de 2024 e pensa na Série A3 do ano que vem.

FICHA TÉCNICA

Monte Azul
Monte Azul
2 1
União São João
União São João
Fase Fase:
Semifinal
Fase Rodada:
2ª rodada
Fase Data:
28/09/2024
Fase Horário:
15:00
Fase Árbitro:
Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Fase Assistentes:
Daniel Luis Marques e Ricardo Pavanelli Lanutto
Fase VAR:
Thiago Duarte Peixoto
Fase Cartões Amarelos:
Monte Azul: Vitinho, Pingo Keven, Cezane;
União São João : Dutra, Leo Machado, Danilo Pimpinati;
Fase Cartões Vermelhos:
União São João : Gabriel Viana, Neto e Luan;
Fase GOLS:
Monte Azul: Pingo (36’/1T) e Vitinho (39’/1T);
União São João : Luan (45’/2T);
Fase Público:
357 pessoas
Fase Renda:
R$ 11.125,00
Fase Estádio:
Fonte Luminosa
Fase Local:
Araraquara (SP)

Confira também: