Mineiro: Torcedor da URT é suspenso por 2 anos de jogos após ser racista com jogador

O caso aconteceu na quarta rodada da competição, no dia 13 de maio, na partida entre URT e Varginha

Após julgamento realizado nesta semana, o TJD-MG decidiu punir o torcedor da URT-MG que foi racista com o lateral do Varginha, Diego Petrin

urt racismo torcedor
Torcedor da URT-MG foi racista e sofreu punição (Foto: Divulgação)

Patos de Minas, MG, 09 (AFI) – Após julgamento realizado nesta semana, o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) decidiu punir o torcedor da URT-MG que foi racista com o lateral do Varginha, Diego Petrin, em partida válida pelo Módulo 2 do Campeonato Mineiro. No episódio, o homem chamou o jogador de “macaco”. Como punição, o torcedor está proibido de frequentar os jogos no Estádio Zama Maciel, em Pato de Minas, por 720 dias. A URT-MG terá que pagar R$ 1 mil também como parte da pena.

O processo foi fundamentado no artigo 243-G, que prevê punição a quem “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

urt zama
Zama Maciel (Foto: Divulgação)

O RACISMO

O caso aconteceu na quarta rodada da competição, no dia 13 de maio, na partida entre URT e Varginha. A informação foi repassada ao juiz do jogo Hieger Túlio pela quarta árbitra. A partida ficou paralisada por dois minutos. Na súmula, o árbitro relatou o fato.

“O atleta (…) da equipe do Varginha Esporte Clube relatou ter sofrido injúria racial, por um torcedor que se encontrava junto á torcida da equipe União Recreativa dos Trabalhadores-URT, proferindo os seguintes dizeres ao atleta: “Seu macaco, macaco”, escreveu no documento.

No dia, o autor foi identificado e conduzido para a delegacia. O próprio homem confessou o crime no interrogatório. No Boletim de Ocorrência consta que o autor faz acompanhamento junto à Associações de Pais e Amifos dos Excepcionais (APEA). O pai do criminoso confirmou que o torcedor é portador de necessidades especiais.

Após o episódio, a URT publicou nota de repúdio ao racismo nas redes sociais.

Confira também: