MINEIRO: Semifinal começa com Atlético x América, Troféu Inconfidência e mais
O Galo briga pelo pentacampeonato, já o Coelho quer quebrar a hegemonia do rival
O Placar Ao Vivo do Futebol Interior acompanha todos os jogos da competição
Belo Horizonte, MG, 08 (AFI) – A semifinal do Campeonato Mineiro começa neste sábado, às 16h30, na Arena MRV. Em busca do pentacampeonato estadual, o Atlético quer apagar a imagem ruim da primeira fase, na qual correu risco de ser eliminado. O América por sua vez, fez a segunda melhor campanha, atrás apenas do Cruzeiro.
Com campanha inferior à do Coelho na fase classificatória, o Galo precisa reverter a vantagem do América, que joga por dois resultados “iguais”, seja dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
LONGO TABU
O Atlético entra em campo defendendo um longo tabu contra o América. Em seis confrontos de semifinal do Estadual contra o Coelho, o Galo levou a melhor em cinco oportunidades. O Alvinegro, inclusive, se classificou nos últimos cinco encontros, passando por essa sequência invicto, vencendo nove dos dez jogos e empatando um.
O primeiro embate foi em 1992, na única vez em que deu Coelho, que tinha a vantagem de jogar por uma vitória nos dois duelos. Vencendo o jogo de ida por 1 a 0, o Alviverde avançou mesmo com o revés por 3 a 1 para o Galo na volta. A segunda vez que os rivais mediram forças na fase semifinal foi em 1998, com duas vitória do Atlético, por 3 a 2 e 3 a 1.
Neste século, o primeiro confronto foi 2011 e o último em 2020, quando o Atlético passou pelo Alviverde também vencendo as duas partidas. Em 2014, o único empate, no jogo de volta, após goleada do Alvinegro na ida. Em 2018, assim como em 2020, situação semelhante à atual. Em desvantagem, o Atlético reverteu o cenário e passou pelo Coelho com duas vitórias no Independência.
EM BUSCA DO RECORDE
Além de manter vivo o sonho do pentacampeonato consecutivo, algo que não acontece desde 82, quando o Alvinegro conquistou o quinto título do hexa do histórico time liderado por Reinaldo, o Galo enfrenta o Coelho visando outro recorde, ratificando sua hegemonia recente e história no campeonato das Gerais.
Desde 2007, o Atlético não fica de fora da final – defendendo maior sequência vigente em todos os Estaduais no país -, tendo conquistado dez títulos no período. Se desbancar o Coelho e for um dos dois finalistas, o Atlético chegaria a sua 18º decisão de Campeonato Mineiro consecutiva, igualando seu recorde, que foi estabelecido entre 1974 e 1991. O recorde geral pertence ao Cruzeiro, que disputou 26 finais entre 1965 e 1990.
ATLÉTICO
Recuperados de lesão, os zagueiros Mauricio Lemos e Igor Rabello e o lateral-direito Mariano, voltam a ficar à disposição. O lateral-esquerdo Rubens, substituído no intervalo da vitória sobre o Ipatinga, no último sábado (2), com dores no ombro, participou normalmente das últimas atividades e também não será problema.
Os laterais Saravia e Guilherme Arana, o volante Otávio e os atacantes Paulinho e Hulk, preservados pelo risco de suspensão diante do Tigre, também irão para o jogo. O meio-campista Zaracho, por sua vez, segue na reta final da recuperação de lesão no músculo posterior da coxa esquerda e ainda não tem condições de atuar.
AMÉRICA
O único desfalque do Coelho é o meio-campista Martínez, que se recupera de lesão. Com o retorno do zagueiro Ricardo Silva, do lateral-direito Mateus Henrique, do volante Juninho e dos atacantes Fabinho e Vitor Jacaré, preservados na última rodada da fase classificatória, o treinador Cauan de Almeida deve mandar a capo um time bastante parecido com o que vinha escalando nas últimas partidas.
DOMINGO
No domingo é a vez do Cruzeiro entrar em campo. A Raposa enfrenta o Tombense, que avançou com a segunda melhor campanha. O jogo será no Ipatingão.
TROFÉU INCONFIDÊNCIA
O Troféu Inconfidência também começará neste sábado, com o duelo entre Uberlândia e Athletic. No domingo, Itabirito recebe o Pouso Alegre. Vale lembrar que o campeão garante vaga na Copa do Brasil 2025.
REPESCAGEM
Já o primeiro duelo da Repescagem será nesta terça-feira entre Ipatinga e Democrata. O vencedor praticamente garante permanência na divisão.
*Colaboração de Hugo Fralodeo