México 0 x 0 Polônia - Ochoa pega pênalti de Lewandowski e embola o Grupo C

O goleiro mexicano de cinco Copas defendeu o pênalti de Lewandowski, mantendo o jejum da estrela polonesa que ainda não marcou em mundiais

As seleções não aproveitaram o vacilo da favorita Argentina, que perdeu para a Arábia Saudita

Ochoa brilha mais uma vez em Copa do Mundo
Ochoa brilha mais uma vez em Copa do Mundo (Foto: Divulgação/Seleção Mexicana)

Campinas, SP, 22 (AFI) – O goleiro Ochoa mais uma vez brilhou na Copa do Mundo, desta vez garantiu o empate sem gols do México contra a Polônia, pela primeira rodada do Grupo C. Nesta terça-feira, no estádio 974, em Doha, no Catar, o goleiro mexicano de cinco Copas defendeu o pênalti de Lewandowski, mantendo o jejum da estrela polonesa que ainda não marcou em Copas do Mundo.

A penalidade foi o ponto alto do confronto, truncado e de poucas emoções. Apesar da igualdade no placar, o México foi superior durante a maior parte do duelo. Tinha mais iniciativa e poder ofensivo. A tímida Polônia, por sua vez, jogou na retranca, “amarrando” a partida.

O resultado manteve o Grupo C em aberto e favoreceu a Argentina, que surpreendeu ao abrir a chave com uma histórica derrota para a modesta Arábia Saudita. Com apenas uma seleção do grupo somando três pontos nesta rodada inicial, os argentinos viram crescer a chance de avançar.

mexico x pol
Polônia e México fizeram um jogo truncado (Foto: Divulgação/Seleção Mexicana)

JOGO TRUNCADO

México e Polônia fizeram o primeiro tempo mais truncado desta Copa até agora. Até os 25 minutos, o jogo foi só destruição, sem qualquer lampejo de criação nas duas equipes. O time mexicano era bem marcado pela direita, por onde costuma atacar, enquanto a equipe polonesa não tinha pudor de jogar na retranca, à espera de um contra-ataque salvador, apesar de contar com um dos melhores jogadores do mundo em seu ataque.

Eleito duas vezes o melhor do mundo, Robert Lewandowski fez apenas figuração na etapa inicial. Isso porque o meio-campo polonês se restringia a bloquear as poucas investidas mexicanas. A situação mudou a partir dos 25, quando o México passou a encontrar espaços pela direita. Em um deles, Herrera cruzou na área e Vega ganhou da marcação por cima e mandou, de cabeça, rente ao pé da trave de Szczesny.

ochoa
Goleiro de cinco copas do mundo pegou o pênalti de Lewandowski (Foto: Divulgação/Seleção Mexicana)

OCHOA BRILHA

Após ser coadjuvante, a Polônia voltou para o segundo tempo com a meta de virar protagonista. Com a nova postura, o time europeu adiantou a marcação e passou a marcar a saída de bola mexicana. A estratégia deu certo logo na primeira investida. Lewandowski pressionou e foi derrubado por Moreno na área. O árbitro precisou da ajuda do VAR para confirmar a penalidade.

Mas, na cobrança, o atacante polonês parou em Ochoa. O goleiro mexicano caiu no seu canto esquerdo e pegou, aos 12 minutos. A defesa esquentou o jogo, finalmente. A Polônia, sem desanimar, passou a buscar o ataque com mais frequência, ainda que sofresse com sua lenta transição. Mais veloz, o México era melhor.

Na reta final do confronto, a seleção mexicana esboçou pressão. Porém, a melhor oportunidade foi uma finalização de Vega, de longe, para fora, aos 34. Mais limitado, o time polonês sequer ameaçou o gol de Ochoa na segunda metade da etapa final.

AGENDA

Pela segunda rodada, o México encara a Argentina, no sábado, 26, no estádio Lusail, às 16h00. Mais cedo, às 10h00, Polônia e Arábia Saudita se enfrentam no estádio Education City, em Rayyan, Catar.

FICHA TÉCNICA

México
México
0 0
Polônia
Polônia
Fase Fase:
Fase de Grupos
Fase Rodada:
1ª rodada
Fase Data:
22/11/2022
Fase Horário:
13:00
Fase Árbitro:
Chris Beath (Austrália)
Fase Cartões Amarelos:
México: Sánchez e Moreno
Polônia: Frankowski
Fase Público:
39.369
Fase Estádio:
974
Fase Local:
Doha, no Catar.