Mesmo com casos de virose, seleção brasileira dispensa testes de covid-19

Brasil não quer correr riscos de perder atletas importantes na Copa

Antony

São Paulo, SP, 29 – Os sintomas gripais que ao menos três dos 26 atletas da seleção brasileira apresentaram na primeira semana no Catar não indicaram infecção por covid-19, segundo avaliação dos médicos que compõem a delegação em Doha. Por isso, a junta médica fez a avaliação de Neymar, Antony e Lucas Paquetá não precisavam ser submetidos ao exames para a detecção da doença.

“Não passou nem perto essa questão de fazer teste de covid”, disse o coordenador da seleção brasileira, Juninho Paulista. “Tivemos alguns casos, o Antony, de virose, alguma coisa nesse sentido. Nada que pudesse influenciar na participação deles, tanto que o Antony entrou e entrou bem”, afirmou o auxiliar César Sampaio.

Na avaliação dos médicos, os quadros de gripe são resultado do clima no Catar, seco e quente. A capital Doha apresenta altas temperaturas, mesmo no outono, e os atletas tiveram dificuldade na adaptação, uma vez que, antes de chegar ao país-sede da Copa do Mundo, passaram cinco dias treinando em Turim, na Itália, cujos termômetros marcaram temperatura inferior a 10 graus e umidade superior a 90%.

“A saúde do atleta é fundamental pra que ele possa ter um bom desempenho, ainda mais aqui, é um país diferente, o clima influencia do primeiro pro segundo tempo. Eles baixam muito o nível de intensidade, o jogo fica mais monótono”, avaliou Sampaio.

Antony
Antony foi um dos jogadores com quatro gripal

Em recuperação de lesão no tornozelo direito há quatro dias, Neymar sentiu uma indisposição na tarde de segunda-feira, quando, sem ele, a seleção derrotou a Suíça e garantiu vaga de forma antecipada às oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Vinicius Junior revelou que o camisa 10 teve febre.

O caso não preocupa, garantiu a CBF. Neymar permaneceu no hotel para dar sequência ao tratamento da lesão ligamentar em seu tornozelo direito que o tirou da partida diante dos suíços e assistiu da sala de lá à seleção vencer por 1 a 0.

PROBLEMAS

Antony perdeu dois treinamentos devido a um mal-estar e apresentou sintomas gripais, assim como Lucas Paquetá, que permaneceu no hotel no dia seguinte à vitória sobre a Sérvia. O protocolo da Fifa não exige exame de covid-19 nem o uso de máscaras, acessório pouco usado em Doha.

A comissão técnica não se preocupa porque tanto Paquetá como Antony treinaram posteriormente e participaram da partida contra a Suíça. O meio-campista foi titular e saiu no intervalo. O atacante entrou na etapa final.

Como a seleção já está classificada e, para ser a primeira colocada do grupo, joga por um empate diante de Camarões na última rodada da fase de grupos, sexta-feira, no Lusail Stadium, Tite vai preservar seus principais jogadores e escalar uma equipe alternativa. “Não vamos correr o risco de perder o jogador por não estar bem fisicamente ou por lesão”, reiterou Sampaio.

Confira também: