Mazola Júnior crava foco da Portuguesa em acesso para a Série D e Copa do Brasil de 2024

Sob novo comando técnico, Lusa vive expectativa por 'vôos altos' no Campeonato Paulista

Técnico da Portuguesa, Mazola Júnior diz que o objetivo do clube não será briga para fugir do rebaixamento

Paulistão Mazola Júnior Portuguesa
Mazola Júnior projeta Portuguesa forte no Campeonato Paulista (Foto: Divulgação)

POR: WILLIAM CASTRO

São Paulo, SP, 13 (AFI) – Próximo ao início do Campeonato Paulista de 2023, ao qual a Portuguesa retorna após sete anos, o técnico do clube, Mazola Júnior, concedeu entrevista exclusiva ao repórter William Castro do Portal Futebol Interior, e cravou objetivo em alcançar vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D e a Copa do Brasil de 2024.

Além disso, também comentou sobre outros temas importantes como a chegada de jogadores consolidados como Pará e Victor Ramos, além da manutenção de atletas das categorias de base no elenco profissional após a Copa São Paulo de Futebol Júniors.

EXPECTATIVA DE MAZOLA JÚNIOR

”Nossa expectativa é muito grande. Fazem sete anos que a Portuguesa não disputa a Série A1 do Campeonato Paulista. Ontem o presidente do clube foi reeleito, e nós fazemos parte deste projeto de recolocar a Lusa no mais alto patamar do futebol paulista e do futebol brasileiro. Temos dificuldades em fechar o plantel, pois não teremos calendário nacional no segundo semestre, mas somos um clube grande. Montaremos um elenco a altura da expectativa da torcida, e da grandeza da Portuguesa.

O objetivo da Portuguesa na competição é conseguir uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D e na Copa do Brasil de 2024. Automaticamente cai por terra qualquer pensamento sobre luta para escapar do rebaixamento” – disse Mazola Júnior.

Portuguesa técnico Mazola Júnior
Portuguesa sonha com calendário nacional em 2024 (Foto: Divulgação)

REFORÇOS DA PORTUGUESA

Questionado sobre a montagem de elenco e as chegadas recentes do zagueiro Victor Ramos e do lateral Pará, Mazola Júnior comenta sobre como estes atletas podem agregar ao grupo.

”É muito importante ter jogadores consolidados como estes em um momento onde a Portuguesa realmente vai precisar durante o Campeonato Paulista de 2023. Exatamente pelo fato de a Lusa ter ficado muito tempo fora da competição, é importante que você preencha algumas vagas, das 26 inscrições, com jogadoresdeste nível. Com certeza eles vão agregar muito para o restante do plantel que tem meninos ambiciosos, de qualidade, e que buscam atingir um patamar na carreira que o Victor e o Pará já alcançaram” – analisa o técnico da Rubro-Verde.

CATEGORIAS DE BASE

Mas nem só de atletas experientes se faz um elenco de futebol, e Mazola Júnior afirma que haverá sim uma mesclagem com atletas das categorias de base, principalmente após a grande campanha que fizeram na última edição do Campeonato Paulista Sub-20.

Luccas Paraizo artilheiro Campeoanto Paulista Sub-20 Palmeiras Portuguesa Mazola Júnior
Luccas Paraízo deve ser aproveitado no Campeonato Paulista (Foto: Instagram/ @rafaelfotox)

”Nós teremos um problema neste ano, pois a maioria dos atletas da base da Lusa não fazem parte da lista B e vão ter que participar das 26 inscrições para o Campeonato Paulista. Teremos que tomar cuidado para não queimarmos nenhum talento, nem antecipar alguma situação que possa prejudicar, não só o atleta, mas também o clube, nessa ambição em promover jogadores da base para o profissional.

O Luccas Paraízo, por exemplo, é uma das esperanças das categorias de base da Portuguesa. Já treina com o profissional desde o dia 21 de dezembro, e esperamos que após a Copa São Paulo, ele possa fazer parte do elenco principal” – afirma Mazola Júnior.

ESTREIA NO PAULISTÃO

O Campeonato Paulista de 2023 marca o retorno da Lusa para a elite estadual, e fará sua reestréia na competição no dia 15 de janeiro quando recebe o Botafogo-SP no Estádio do Canindé, em São Paulo-SP. O horário da partida ainda não foi divulgado pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

OPINIÃO SOBRE NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Atualmente, principalmente no futebol brasileiro, há grande expectativa dos torcedores em saber que será o novo nome que irá assumir a seleção brasileira após a saída de Tite. Apesar de muitos verem a necessidade de um técnico estrangeiro, Mazola Júnior não compactua com este pensamento, e vê isso como ‘desrespeito’ ao treinador brasileiro.

”Eu sou totalmente contra a contratação de um treinador estrangeiro para dirigir a seleção brasileira. Sou forte apoiador do treinador brasileiro, e estamos passando por um momento de muita injustiça e ignorância por esquecerem de todo o potencial da escola brasileira de treinadores. Acho que treinadores estrangeiros no Brasil não são nada a mais, nada a menos que ‘negócios e modismos’. Quero crer que a CBF não vai colocar um técnico estrangeiro para assumir a seleção brasileira.

Temos treinadores muito capacitados e vencedores. Então com certeza eu daria prioridade total ao treinador brasileiro. Temos quatro ou cinco nomes que estão muito preparados para assumir o cargo, então é uma questão de a CBF ver, dentro de um planejamento, qual deles se enquadra melhor no projeto que eles querem. Essa onda de treinadores estrangeiros é uma ingratidão muito grande para todos os treinadores brasileiros. Sinceramente, não acredito que o problema do nosso futebol sejam os treinadores” – finaliza Mazola Júnior.

Confira também: