Mato-grossense: Em julgamento no TJD-MT, dupla perde pontos e está rebaixada
Dom Bosco e Poconé foram punidos por conta da escalação irregular de jogadores em partidas do Estadual
A dupla foi punida com a perda de pontos por conta da escalação irregular de jogadores
Cuiabá, MT, 07 (AFI) – Uma sucessão de equívocos aconteceu no julgamento de três equipes no Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso (TJD-MT) na noite desta terça-feira. Após os votos de cinco auditores para as acusações contra Dom Bosco e Poconé, foi declarado que ambos seriam apenas multados. Entretanto, já quando tudo caminhava para o seu final, Diogo Pécora, presidente da sessão, admitiu erro na contagem dos votos, dando a pena máxima aos dois. Punida com a perda de pontos, a dupla está rebaixada no Campeonato Mato-grossense.
“Eu presido a sessão e identifiquei esse erro que aconteceu, não quero impor nada, mas acho que deveríamos fazer o que é certo e revogar a decisão. Os votos foram colhidos, eu anotei todos, foram três pela condenação e dois pela absolvição”, disse ele durante o julgamento.
No caso do Dom Bosco, dois auditores, seguindo o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), indicaram perda de 16 pontos e R$ 6 mil de multa. Segundo o mesmo artigo, outro julgou que o correto seria a perda de 10 pontos. Por outro lado, dois votaram de acordo com o artigo 191 e sugeriram multa de R$ 3 mil.
O caso do Poconé era similar, mas a pena máxima era a perda de 30 pontos. O erro na contagem foi percebido antes do julgamento do Ação, equipe que, enquadrada no artigo 214, acabou perdendo 12 pontos.
“Infelizmente aconteceu o erro em razão do tumulto, todo mundo viu. Tanto que nem eles próprios, que são os interessados, se atentaram para isso”, justificou Diogo Pécora.
No fim, o Dom Bosco, que somou quatro pontos com quatro jogadores irregularmente, perdeu 16 pontos. O Poconé teve jogador irregular em oito oportunidades, quando conseguiu seis pontos, por isso, perdeu 30 pontos.
“Dentro de campo, fizemos a nossa parte. A pontuação necessária para a classificação será confirmada domingo. Queremos os três pontos para somar 9. Pontuação de classificação para a segunda fase”, disse José Macena, técnico do Poconé.
A PONTUAÇÃO
Com esse cenário, Dom Bosco, com – 5 pontos, e Poconé, com -24, estariam rebaixados. O Ação, mesmo perdendo 12 pontos, fica momentaneamente em oitavo com um e avança às quartas de final. Rebaixado dentro de campo, o Araguaia se mantém na elite, ficando atualmente na sétima colocação com dois pontos. Vale lembrar que a nona e última rodada da primeira fase será disputada no final de semana.