Aos 38, Marta sonha com mais um pódio olímpico: 'É normal haver cobrança'

A craque brasileira conquistou duas medalhas de prata em sua carreira

Marta disputará sua sexta Olimpíadas

Marta
Marta pela seleção brasileira. (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Campinas, SP, 11 – Dona de duas medalhas de prata, a jogadora Marta se prepara para sua sexta participação olímpica e tenta levar o Brasil de volta ao pódio da competição após as três últimas edições em que a seleção não terminou entre as três melhores. Apesar de não citar as últimas campanhas, a jogadora de 38 anos disse que é normal haver cobrança.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

O SONHO DE MARTA

“A gente vive num país em que o futebol é o maior esporte”, afirmou ela, seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo. “É normal que haja cobranças. Sabemos do nosso potencial, conhecemos cada vez mais as nossas companheiras e conseguimos entender a cada dia a maneira que nosso professor (Arthur Elias) quer que a gente se imponha dentro de campo.”

Maior artilheira em Copas do Mundo, 17 gols em cinco edições, Marta diz que “a alegria é a mesma” em disputar mais uma edição dos Jogos Olímpicos. “É sempre um prazer vestir a camisa da seleção, representar o nosso país numa competição tão grandiosa como a Olimpíada”, afirmou a jogadora, que tinha 18 anos quando jogou em Atenas-2004. “Tudo era novo pra mim. Eu estava descobrindo sobre o futebol feminino brasileiro. Já atuava na Suécia, mas tinha pouca oportunidade de estar na seleção.

O Brasil está no Grupo C da Olimpíada, ao Aldo de Espanha, Japão e Nigéria. No A estão França, Colômbia, Canadá e Nova Zelândia, e o Grupo B é formado por Estados Unidos, Zâmbia, Alemanha e Austrália. Avançam para as quartas de final as duas primeiras seleções de cada grupo e as duas melhores terceiro colocadas.

Tradicionalmente, a disputa do futebol começa antes da Cerimônia de Abertura da Olimpíada. O Brasil estreia no dia 25 de julho, um dia antes do início oficial dos Jogos, contra a Nigéria. Na sequência, a equipe dirigida por Arthur Elias enfrenta o Japão no dia 28 e a Espanha no dia 31.

A Espanha faz sua primeira participação no torneio olímpico feminino, mas chega a Paris como grande favorita ao ouro após o primeiro título na Copa do Mundo, em 2023. “A Olimpíada é uma competição difícil, de muito equilíbrio”, afirmou Marta. “Não vai faltar vontade e garra. Estamos trabalhando muito e acredito que teremos a oportunidade de mostrar isso desde o primeiro momento”.

Duda Sampaio comenta oportunidade na Olimpíada: 'Momento único na carreira'
Duda Sampaio comenta oportunidade na Olimpíada: 'Momento único na carreira'
Duda Sampaio, meio-campista do Brasil, comentou o momento vivido após disputar a Copa do Mundo e convocada para a Olimpíada.
0 seconds of 31 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:31
00:31
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Análise do VAR: Grêmio x Internacional – 5ª Rodada do Brasileirão Série A 2025 Seleção Brasileira enfrentará o Paraguai na Neo Química Arena Bastidores: Seleção feminina vence os EUA pela primeira vez desde 2014 CBF realiza sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja duelos Rodrigo Caetano e Juan vão observar jogos do Brasileirão e Conmebol Arthur Elias convoca Seleção Feminina para amistosos contra os EUA Seleção Brasileira chega à Argentina; bastidores Seleção Brasileira faz último treino antes de encarar a Argentina Dorival sobre prêmio individuais de Vini Jr: 'Está em um caminho maravilhoso' Dorival confirma mudanças contra a Argentina: 'Teremos uma equipe preparada' Marquinhos elogia qualidade e liderança de Raphinha: 'É um fenômeno' Matheus Cunha não vê Argentina favorita: 'Nível tão alto quanto' Brasil aquece os motores para enfrentar a Argentina em Buenos Aires Bento projeta chance de ser titular contra a Argentina: 'Você pensa nisso quando é criança' Arana comenta busca por entrosamento com Vini pelo lado esquerdo da Seleção Quarteto convocado para jogo com a Argentina se apresenta em Brasília Alex Sandro valoriza retorno à Seleção: 'Momento mágico' Dorival evita empolgação após bater a Colômbia: 'Não existe alívio' Alisson recebe homenagem com camisa centenária: 'Sempre uma honra' Veja mais vídeos sobre CBF no OneFootball