Marta imortalizada, gol Puskás e mais: destaques brasileiros no The Best

Melhor jogadora do mundo seis vezes, Marta subiu ao palco desta vez para ser homenageada

Screenshot 2 3

Campinas, SP, 15 (AFI) – A premiação “The Best”, organizada pela Fifa, foi realizada nesta segunda-feira. Embora o destaque seja Lionel Messi, melhor jogador do mundo pela oitava vez, o evento contou com vários outros acontecimentos. Em relação ao Brasil, são cinco destaques: homenagem à Marta, Guilherme Madruga, vencedor do gol Puskás, Vini Jr., único brasileiro na seleção The Best, Ederson, melhor goleiro do mundo pela primeira vez, a seleção brasileira, pela luta contra o racismo.

HOMENAGEM À MARTA

Melhor jogadora do mundo seis vezes, Marta subiu ao palco desta vez para ser homenageada. A Fifa anunciou que será criado o “Prêmio Marta” para o gol mais bonito do futebol feminino, seguindo os moldes do “Prêmio Puskás”.

“É muito difícil subir nesse palco. Eu já venci esse prêmio seis vezes, mas isso aqui é sem dúvida algo muito mais especial, difícil até de encontrar palavras, mas eu quero que assim como eu estou enxergando nessa homenagem, eu quero que todas as mulheres possam também enxergar um futuro promissor”, agradeceu.

VINI JR NA SELEÇÃO

A seleção é feita com base nos votos dos próprios jogadores. Vinicius Júnior foi o único brasileiro da lista, que teve seis jogadores do Manchester City.

  • Thibaut Courtois (Real Madrid);
  • John Stones (Manchester City), Kyle Walker (Manchester City) e Rúben Dias (Manchester City);
  • Bernardo Silva (Manchester City), Jude Bellingham (Real Madrid) e Kevin de Bruyne (Manchester City);
  • Erling Haaland (Manchester City), Kylian Mbappé (PSG), Lionel Messi (Inter Miami) e Vinicius Junior (Real Madrid).

EDERSON MELHOR GOLEIRO

Ederson foi eleito o melhor goleiro do mundo. Ele não esteve presente na seleção, pois a seleção é à parte, votada pelos próprios jogadores.

“Primeiramente, quero agradecer a Deus por todas as bênçãos na minha vida, a minha família que está aqui hoje. Agradecer também ao meu time, pelo ano maravilhoso que a gente teve, e o grupo de goleiros que temos. É um ano de realização para mim, abdiquei de muitas coisas para chegar onde estou e hoje estou muito feliz de ter conquistado esse troféu”, comemorou.

Screenshot 5 3

GUILHERME MADRUGA

Guilherme Madruga, novo reforço do Cuiabá, venceu o prêmio Puskás. O gol em questão foi marcado na vitória do Botafogo-SP sobre o Novorizontino-SP por 1 a 0, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no dia 27 de junho. Ele protagonizou um lance antológico, de fora da área, de bicicleta, que encobriu o goleiro Jordi e parou no fundo das redes.

“Estou muito feliz. Este é um momento mágico para mim e para a minha família. Fui anunciado pelo Cuiabá para jogar a elite do futebol brasileiro e agora consegui conquistar um prêmio que poucos tiveram o prazer de conseguir. Agradeço também o Botafogo-SP, por tudo o que fez por mim, e o Desportivo Brasil, que havia me emprestado”, disse Guilherme Madruga

Screenshot 3 3

PRÊMIO FAIR PLAY

A seleção brasileira ganhou o Prêmio Fair Play pela luta contra o racismo. Em 2023, em amistoso contra Guiné, o Brasil entrou pela primeira vez com uma camisa preta, em apoio na luta contra o racismo. A partida ocorreu na Espanha, onde Vini Jr. sofreu ataques racistas em partida contra o Valencia no mesmo ano.

Screenshot 4 3

Confira também: