Marketing do Guarani pensou à frente ao encher o Brinco

É o prevalecimento do velho e convincente dito que 'vale a pena dar um passo atrás, para posteriormente dar dois à frente'.

Clara amostragem aos futuros patrocinadores sobre uma demanda enorme de consumidores do produto ou serviço

Série B - Guarani 1 x 0 Chapec- Brinco de Ouro
Guarani festejou com público recorde. Foto: Thomaz Morastegan - GFC

Campinas, SP, 8 (AFI) – O surpreendente público de 13.894 torcedores no Estádio Brinco de Ouro, domingo passado, por ocasião da vitória do Guarani sobre a Chapecoense por 1 a 0, foi uma jogada de mestre do Departamento de Marketing do clube.

Sim, dirão que a entrada foi franqueada aos torcedores, e que ‘de graça até injeção na veia’.

Calma! Incontáveis vezes o clube foi engajado na promoção de troca de garrafas pets por ingressos, e mesmo assim o interesse do público foi relativo em jogos com algum significado.

Outros podem até argumentar que em época de ‘vacas magras’, no aspecto financeiro, qualquer vintém que entre nos cofres do clube seria bem-vindo.

Calma, novamente. Quem garante que, se o ingresso fosse cobrado, o público não seria irrisório?

Aí, debitando-se as despesas de praxe, sobrariam uns minguados ao clube, se é que não teria que arcar com prejuízo.

Brinco de Ouro - Guarani
Torcida do Guarani: demonstração de força. Foto: Thomaz Marostegan – GFC

RETORNO

Pressupõe-se que o marketing do Guarani tenha projetado que uma promoção sem cobrança de ingresso poderia, posteriormente, provocar retorno em outras frentes.

E quando se atinge público próximo de 14 mil bugrinos, como ocorreu, é a mais clara amostragem aos futuros patrocinadores sobre uma demanda enorme de consumidores do produto ou serviço a ser anunciado.

É um testemunho vivo que o investimento evidencia retorno, e é justamente aí o prevalecimento do velho e convincente dito que ‘vale a pena dar um passo atrás, para posteriormente dar dois à frente’.

CADASTRO

Outra jogada bem pensada do marketing foi cadastrar os torcedores com dados pessoais e CPF, quando da liberação dos ingressos, de forma que possa provocar interação nas redes sociais, e assim estreitar o relacionamento.

Não fosse pela conjuntura exposta, ainda no aspecto festivo, a confraternização torcida-time não poderia ter sido melhor e com vitória.

Foi o reconhecimento dos torcedores pela reação da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro, saindo do atoleiro do primeiro turno para pontuação até superior ao maior rival – 51 a 49 em relação à Ponte Preta. 

No segundo turno, o Guarani foi o terceiro time mais bem colocado, somando 33 pontos, atrás somente do Cruzeiro (36) e do Ituano (37). Foram 10 vitórias, 3 empates e 6 derrotas e aproveitamento de quase 58%. No primeiro turno, o Bugre somou apenas 18 pontos, terminando em penúltimo lugar e depois ficando por 23 rodadas dentro do Z-4 – zona de rebaixamento.


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