Maranhão-MA x Retrô-PE - Início de caminhada
Bode, um dos mais tradicionais de seu estado, busca voltar a figurar entre as principais divisões nacionais, já Fênix almeja acesso inédito
Maranhão chega embalado para confronto das oitavas sonhando com retorno à Série C depois de 18 anos, Fênix mira acesso inédito
São Luís, MA, 11 (AFI) – O Maranhão inicia sua caminhada buscando ressurgir a nível nacional. O Bode busca voltar à Série C depois de 18 anos e, para isso, precisa deixar a Série D do Campeonato Brasileiro. Pela frente tem o Retrô, que mira o acesso inédito à Terceirona; jogo de ida das oitavas de final será neste domingo (13), no Castelão, às 16h.
O MAC ficou na 3ª posição no Grupo 2, despachando a Tuna Luso de maneira heroica na segunda fase; foi o único time a reverter derrota em casa. Ao contrário do Maranhão, a Fênix fechou na liderança do Grupo 4, vencendo o Pacajus nos dois confrontos, coincidentemente ambos pelo mesmo placar.
BASE MANTIDA
O Maranhão não deve ter surpresas para a primeira partida com o Retrô. Sem desfalques por suspensão, o técnico Zé Augusto sinaliza a repetição da equipe que iniciou contra a Tuna Luso em Belém, já que a única ausência certa nos maranhenses é por conta de lesão.
Dúvida durante toda a semana de preparação, o lateral-direito Franklin continua de fora por ainda estar no departamento médico; ala tem incômodo no adutor da coxa. Já o zagueiro Fernando e meia Jorge estão à disposição, com o meio-campista sendo mantido como titular.
Outro que permanece entre os 11 iniciais do Maranhão é o goleiro Moisés. O camisa 1 do Bode reconhece a dificuldade a ser encontrada no duelo, mas se mostra motivado: “Acho que a ladeira ficou um pouco maior agora, né? Tendência é que aumente a cada fase, mas nada impossível. É um jogo difícil, vamos ajustar e melhorar o que for possível para chegar melhor do que na fase anterior e, assim, continuar avançando”, analisou o arqueiro do MAC.
FÊNIX MODIFICADA
Uma certeza é que o sistema defensivo azulino terá uma mudança do último duelo. Para poder enfrentar o Maranhão, o Retrô tem a volta do lateral-direito Israel, após cumprir suspensão automática por ter sido expulso no primeiro jogo com os cearenses. Zagueiro Michel, um dos contratados para a competição nacional, participou dos primeiros quatro compromissos, até sair lesionado; agora, está na transição.
Caso o defensor consiga ficar à disposição em tempo hábil, quem perderia a vaga seria Sandoval. Este, porém, é esperado para continuar como titular, muito em função da falta de ritmo de jogo do companheiro de posição, gerando assim apenas uma alteração entre os 11 da equipe pernambucana.
O técnico retroense é um velho conhecido do futebol nacional. Marcelo Martelotte, que acumula histórico positivo conquistando acesso da Série C à Série B, em 2015, pelo Santa Cruz, cita a importância de decidir na Arena de Pernambuco, mas enaltece a motivação do Bode para a disputa: “A gente vai ter a felicidade de decidir em casa novamente. Não é uma vantagem grande, porém é uma vantagem. Nosso adversário vem muito motivado, pois conseguiu a classificação fora de casa”, afirmou o treinador.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Oitavas de final
- Rodada:
- 1ª
- Data:
- 13/08/2023
- Horário:
- 16:00
- Árbitro:
- Ilbert Estevam da Silva (SP)
- Assistentes:
- Robson Ferreira Oliveira (SP) Ítalo Magno de Paula Andrade (SP)
- VAR:
- Vinícius Furlan (SP)
- Estádio:
- Castelão
- Local:
- São Luís (MA)
Confira também:
- Série D: Patrocinense-MG deve ter duas mudanças para receber Portuguesa-RJ
- Série C: Volta Redonda-RJ encerra preparação para receber o líder no Raulino de Oliveira
- Série C: Operário-PR reforça setor defensivo com contratação de zagueiro e renovação de lateral
- EC São Bernardo x Santo André - Cachorrão precisa vencer para se manter vivo
- Série D: Maranhão tem dúvidas diante do Retrô