Mané recebe troféu do Prêmio Sócrates das mãos de Raí por ações em Senegal

O troféu foi entregue pelo ex-jogador Raí, irmão do ídolo do Corinthians e da seleção brasileira

A honraria foi criada para "identificar as melhores ações solidárias realizadas no ano"

Mane Premio Socrates
Mané recebe troféu do Prêmio Sócrates das mãos de Raí por ações em Senegal

Campinas, SP, 17 – Novidade na cerimônia da Bola de Ouro 2022, realizada nesta segunda-feira, em Paris, o Prêmio Sócrates foi concedido ao atacante senegalês Sadio Mané, do Bayern de Munique. O troféu foi entregue pelo ex-jogador Raí, irmão do ídolo do Corinthians e da seleção brasileira. A honraria foi criada para “identificar as melhores ações solidárias realizadas no ano”.

“Sócrates representa ideais para um mundo mais justo, para um mundo mais humano, e representa os valores da democracia no sentido de criar um mundo melhor para todos. O futebol representa cada vez mais uma ponte importante para chegarmos ao mundo que nós sonhamos, e esse símbolo será eterno”, disse Raí, aproveitando para citar a eleição presidencial no Brasil. “Nosso País terá uma decisão muito importante daqui a alguns dias e nós sabemos muito bem onde ele estaria”, disse Raí, fazendo em seguida a letra “L” com a mão.

Aos 30 anos de idade, Mané já é considerado um dos maiores jogadores africanos da história. Natural do vilarejo de Bambali, o atacante é conhecido por usar parte da fortuna que conseguiu com o futebol para construir escolas e hospitais para o seu local de origem. “É muito bom fazer parte disso com vocês. Às vezes é difícil, mas faço o que posso para melhorar as coisas para o meu povo”, agradeceu Mané.

A ação é uma parceria da France Football com o jornal L’Équipe e a organização internacional Peace and Sport, que reúne projetos de desenvolvimento e pacificação por meio do esporte. Sócrates foi escolhido pela France Football para batizar o prêmio devido à sua atuação na “democracia corintiana” durante a Ditadura Militar. Na década de 1980, o Corinthians decidiu submeter ao voto dos jogadores e funcionários todas as decisões do clube.

“Sócrates foi um campeão inspirador, comprometido com o mundo e com a justiça. A experiência única no modelo de governo do Corinthians no faz lembrar que o esporte não tem sentido se a dignidade humana é ignorada. É por isso que estou particularmente feliz em premiar este troféu com o nome de Sócrates, e tenho muita esperança de que este prêmio vai inspirar jogares e atletas a se envolverem ainda mais em favor de um mundo mais respeitoso e mais humano”, disse o embaixador da Peace & Sport.

Confira também: