Série C: Manaus-AM insistirá em regulamento para garantir permanência e rebaixar Aparecidense-GO

O Vice-Presidente do Gavião do Norte, Giovanni Miranda, insistiu em dizer que o clube manauara seguirá firme do lado do regulamento do torneio

O Manaus-AM pode ser salvo do rebaixamento da Série C em 2023 caso a Aparecidense seja punida com a perda de pontos

Manaus-AM
Vice-Presidente do clube, Giovanni Miranda (Foto: Ismael Monteiro / Manaus)

Manaus, AM, 29 (AFI) – Matematicamente rebaixado depois de disputar a última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C com empate sem gols contra o Figueirense, o jogo pode mudar para o Manaus-AM, que ainda conta com a possibilidade de permanecer na terceira divisão e ver a Aparecidense-GO assumir sua posição dentro da zona de rebaixamento.

Depois do escândalo de que um jogador do Camaleão havia sido escalado de forma irregular na 15ª rodada do torneio, diante do Floresta-CE, porque deveria cumprir suspensão por três cartões amarelos, o Vice-Presidente do Gavião do Norte, Giovanni Miranda, alegou que seguirá notificando o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), para que a punição de perda de quatro pontos seja aplicada ao time goiano:

Importante lembrar que temos provas documentais, acessíveis ao público. Não há nenhuma invenção do fato. É uma constatação de irregularidade. Em 2010, o futebol amazonense sofreu duramente a penalidade com o América justamente por escalação irregular. O erro existe. E tem que ser aceito

Manaus-AM
Vice-Presidente do clube, Giovanni Miranda (Foto: Ismael Monteiro / Manaus)

MANAUS-AM PODE GARANTIR MANUTENÇÃO

Segundo a acusação do time manauara, o jogador Matheus Leal havia recebido o terceiro cartão amarelo na partida da 14ª rodada e, ao invés de cumprir suspensão na rodada seguinte, apareceu na súmula e esteve no banco de reservas, de forma irregular, mesmo que não entrando em campo diante do Lobo cearense.

Com isso, a possibilidade é que a Aparecidense perca quatro pontos na tabela de classificação, e caia da 15ª para a 18ª posição na tabela, salvando o Gavião do rebaixamento: “O Manaus está apenas usufruindo do direito que tem, que é defender que o regulamento seja cumprido. Podem ter certeza que se fosse o contrário, estariam fortemente cobrando do clube amazonense”, completou Giovanni Miranda.

CONFUSÃO

Das súmulas que são publicadas no site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), estão disponíveis as das partidas quando o atleta foi advertido, conforme apuração do FI. A do jogo que houve a escalação irregular, estranhamente, desapareceu da área em questão.

O Futebol Interior, porém, teve acesso ao documento e confirmou a presença de Matheus na lista. O jogador figurou como alternativa no banco de reservas, o que contraria o regulamento de competições: “Ficarão automaticamente impedidos de serem relacionados para a partida subsequente da mesma competição o atleta ou o membro da comissão técnica advertido pelo árbitro a cada série de três advertências, com cartões amarelos, independentemente da sequência das partidas previstas na tabela da competição”, diz o artigo.

Súmula de Aparecidense x Floresta questionada pelo Manaus
Documento que o FI teve acesso comprova escalação irregular de Matheus Leal, camisa 21 (Foto: Reprodução)

Confira também: