Luto! Presidente que levou Seedorf ao Botafogo morre de câncer aos 60 anos
Uma homenagem já realizada pelo Botafogo foi colocar a bandeira a meio mastro e decretar luto oficial de três dias
Rio de Janeiro, RJ, 06 (AFI) – Uma notícia triste para o futebol, especialmente para o Botafogo. Ex-presidente, Mauricio Assumpção Souza Júnior morreu na manhã desta terça-feira, aos 60 anos, no Rio de Janeiro (RJ). Ele lutava um câncer no sistema linfático, diagnosticado no início do ano, e vinha fazendo sessões de quimioterapia toda semana.
Informações sobre o velório e o enterro de Maurício ainda não foram divulgadas, mas o clube disponibilizou a sede de General Severiano aos familiares. Uma homenagem já realizada pelo Botafogo foi colocar a bandeira a meio mastro e decretar luto oficial de três dias.
“Toda solidariedade do Botafogo aos familiares e amigos neste momento difícil. Descanse em paz, Mauricio”, disse o Botafogo, em parte de longa nota oficial.
MAIS SOBRE ELE
Formado como dentista, Maurício começou atendendo jogadores da base do Botafogo, mas ficou marcado por seus dois mandados como presidente. Foi eleito em 2009 e reeleito em 2011, ficando no cargo até o fim de 2014.
Entre as conquistas, estão os Campeonatos Cariocas de 2010, com cavadinha de Loco Abreu, e 2013. Em 2013, também levou o Botafogo de volta à Libertadores após 17 anos.
Apesar disso, no fim de seu segundo mandato, em 2014, amargou o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. O Botafogo terminou em 19º lugar, com 34 pontos.
SEEDORF NO FOGÃO
Além dos títulos, Maurício ficou marcado por levar o holandês Seedorf ao Botafogo, uma das maiores contratações da história do clube.
Ex-Real Madrid, Inter de Milão, Milan, entre outros, assinou com o Botafogo em 2012 e ficou até janeiro de 2014, quando anunciou sua aposentadoria. Foram 81 jogos e 24 gols pelo clube alvinegro.
Outro pontos de destaque nas gestões de Maurício foi tornar o Engenhão, casa do Botafogo até hoje, lucrativa para o clube.
APÓS MANDATOS
Mesmo após deixar o Boafogo, Maurício continuou estudando sobre gestão no futebol e chegou a fazer, antes da doença, um estágio nas categorias de base do Vasco, em 2022.