Luto! Morre um dos maiores goleiros da história de Santa Catarina

Dalmo Faísca foi sepultado na tarde desta segunda-feira em Laguna, no Cemitério da Cruz

Em 1948, estreou pelo Barriga Verde, de Laguna, quando estava com 17 anos

Goleiro
Dalmo Faísca em imagem recente

Tubarão, SC, 22 (AFI) – O futebol de Santa Catarina perdeu nesta segunda-feira um de seus mais conhecidos goleiros. Dalmo Mendes Faísca, que estava com 92 anos e que jogou em vários times catarinenses, sendo uma lenda nos anos 1940/50.

Nascido em Laguna, no litoral de Santa Catarina, Dalmo Faísca foi um goleiro que iniciou a carreira no juvenil do Palmeirinhas, com o saudoso técnico Newton Baião, depois passou em outras equipes. Em 1948, estreou pelo Barriga Verde, de Laguna, quando estava com 17 anos.

Na sequência de sua carreira, Faísca passou por Olímpico, de Blumenau; Hercílio Luz, Urussanga e Ouro Preto, de Criciúma.

DALMO FAÍSCA NO GOL DO METROPOL NA TAÇA BRASIL DE 1964

Em 1964, foi um dos goleiros do extinto e famoso Metropol, participando das disputas da Taça Brasil. No ano seguinte, voltou para o Ouro Preto e cinco anos depois, retornou para Laguna e terminou a carreira no Barriga Verde, time que seria extinto anos mais tarde.

O ex-goleiro Dalmo Faísca era torcedor fanático pelo Botafogo-RJ, além de colecionador e pesquisador autodidata, sendo possuidor de um valioso acervo de anotações e fotografias antigas da cidade de Laguna.

Dalmo Faísca foi sepultado na tarde desta segunda-feira em Laguna, no Cemitério da Cruz.

Com informações de Eduardo Ventura – Esporte de Primeira