LUTO! Morre Romualdo Arppi Filho, juiz da final da Copa do Mundo de 1986, aos 84 anos

Arppi Filho tinha 84 anos e fazia tratamento renal no hospital, mas, de acordo com a família, acabou não resistindo

Arppi Filho foi o segundo brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo

Morre Romualdo Arppi Filho
Foto: Reprodução

Santos, SP, 05 – O árbitro de futebol Romualdo Arppi Filho morreu neste domingo (05), em Santos, no Hospital Ana Costa. Arppi Filho tinha 84 anos e fazia tratamento renal no hospital, mas, de acordo com a família, acabou não resistindo.

Com uma extensa carreira na arbitragem brasileira, Arppi Filho foi o segundo brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo. Ele comandou o jogo entre Argentina e Alemanha no Mundial de 1986, no México. Na partida, a seleção sul-americana venceu a decisão por 3 a 2 e se sagrou bicampeã mundial.

SÓ NO FI!

Nosso arquivo FI lembra que, entre os anos 1960 e 1980, Romualdo foi um dos principais árbitros do futebol brasileiro, e até mesmo mundial. Quando Eduardo José Farah assumiu a Federação Paulista de Futebol (FPF), no final dos anos 80, Romualdo Arppi Filho foi colocado “na geladeira”, mas também foi escalado para grandes jogos.

O ex-juiz começou no futebol apitando partidas de futebol de areia em Santos e São Vicente, cidade onde residia. Paralelo ao futebol, Romualdo era corretor de imóveis.

JOGOS IMPORTANTES

Além da Copa de 1986, onde também apitou os jogos entre França e URSS e México e Bulgária, Arppi Filho foi o árbitro responsável pelas decisões dos Campeonatos Brasileiros de 1984 e 1985 e do Mundial Interclubes de 1984.

O juiz também tem um histórico de partidas internacionais em sua trajetória e trabalhou em três edições de Jogos Olímpicos: Cidade do México (1968), Moscou (1980) e ainda Los Angeles (1984).

LEMBRANÇA

Em 1986, ele foi eleito o melhor árbitro do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Até hoje, Arrpi Filho é considerado uma das figuras mais importantes da história da arbitragem brasileira.

Confira também: