Luto! Morre o goleiro 999 da história do 'Rei Pelé'

Ele marcou época no Botafogo-PB e ficou imortalizado por sofrer o gol 999 de Pelé

image1 1
Lula, em recente entrevista à Rede Globo

João Pessoa, PB, 05 (AFI) – O futebol paraibano perdeu nesta quinta-feira o ex-goleiro Lula, que marcou época no Botafogo-PB e que ficou imortalizado por ter sido o goleiro a sofrer o gol 999 marcado por Pelé. Lula tinha 76 anos e morreu em sua cidade natal, Itabaiaba-PB, em razão de complicações clínicas oriundas de diabetes.

Batizado Luís Marques, Lula foi titular por mais de dez anos do gol do Botafogo, tendo sido tricampeão paraibano em 1968/1969 e 1970. Além do Botafogo, jogou em outros times do Nordeste e encerrou a carreira no Guarabira-PB.

Curiosamente, nos anos 1970, entrou em campo várias vezes utilizando a camisa com o número 999, justamente para celebrar o gol que sofreu do “Rei Pelé”.

Após encerrar a carreira, Lula chegou a ter alguns comércios na Paraíba, mas nos últimos anos vivia em dificuldades.

image 1
Lula, o goleiro, no Botafogo-PB em 1976

SERÁ QUE FOI LULA QUEM LEVOU O MILÉSIMO GOL DE PELÉ?

Até os dias de hoje existe uma polêmica de que o gol 999 marcado por Pelé no amistoso entre Santos x Botafogo, no dia 14 de novembro de 1969, teria sido o gol 1.000, que ficou imortalizado como o sendo no Maracanã na partida do Santos x Vasco e gol sofrido pelo argentino Andrada, já falecido.

O Botafogo estava preparando uma auspiciosa homenagem para Lula no próximo dia 28 de setembro, quando o clube estará comemorando 90 anos.

NÃO CONFUNDIR COM O GOLEIRO LULA, DO CORINTHIANS

No mesmo período que Lula fazia sucesso na Paraíba, um outro goleiro com o mesmo nome fazia sucesso no Náutico. Era Lula “Monstrinho” que também jogou no Corinthians e faleceu em 2014.

Confira também: