Luto! Morre na Colômbia o mais antigo cronisto esportiva em atividade do mundo

Ele tinha 102 anos e faleceu de causas naturais em sua cidade natal de Barranquilla, onde será sepultado

chelo castro
Chelo de Castro atuou até 102 anos

Campinas, SP, 20 (AFI) – Morreu, nesta segunda-feira, o colombiano Chelo de Castro, o mais longevo cronista esportivo em atividade no mundo. Chelo de Castro tinha 102 anos e faleceu de causas naturais em sua cidade natal de Barranquilla, onde será sepultado.

Chelo de Castro mantinha uma coluna diária no badalado jornal colombiano “El Heraldo de Barranquila”, tendo atuado, de forma ininterrupta, por mais de sete décadas na crônica esportiva.

Sua primeira experiência na imprensa foi em 1945, escrevendo para jornais de Barranquilla e, posteriormente, Chelo de Castro atuou em vários outros veículos de comunicação, tendo participado da cobertura de grandes eventos, seja de futebol, seja de outros esportes. 

AIPS AMÉRICA E ABRACE ENALTECEM CARREIRA DE CHELO DE CASTRO

Em 2017, foi homenageado pelo  Association Internationale de la Presse Sportive (AIPS) pela sua história e seu trabalho na imprensa esportiva mundial. 

“Companheiros da Colômbia, nos solidarizamos com as dores da família de Chelo de Castro, que foi um homem brilhante na comunicação esportiva. Pudemos exaltá-lo em vida tendo outorgado homenagens por sua trajetória exemplar”, manifestou Carlos Julio Castellanos, presidente da AIPS AMÉRICA, tendo sido acompanhado por várias outras entidades nacionais, inclusive a brasileira.

“Chelo de Castro era uma referência internacional na imprensa esportiva. O Brasil, ao mesmo tempo que lamenta seu falecimento, lembra de sua brilhante e invejável carreira na crônica”, declarou Artur Eugênio Mathias, presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE)

Confira também: