Luto! Morre lendário plantão esportivo do rádio brasileiro
Paulo Edson tinha 77 anos e faleceu em decorrência de um enfarte sofrido nos últimos dias
Paulo Edson tinha 77 anos e faleceu em decorrência de um enfarte sofrido nos últimos dias
Piracicaba, SP, 10 (AFI) – A semana começa triste para o rádio esportivo brasileiro. Faleceu, na manhã dessa segunda-feira, em Piracicaba, o cronista esportivo Paulo Edson, que se notabilizou nos anos 1960/80 como o principal plantão esportivo do rádio brasileiro tendo atuado nos principais prefixos radiofônicos do Estado de São Paulo.
Paulo Edson tinha 77 anos e faleceu em decorrência de um enfarte sofrido nos últimos dias, além de já vir tendo problemas renais crônicos. Ele será sepultado em São Pedro ainda nessa segunda-feira em cerimônia reservada aos familiares.
“A VOZ DO RÁDIO”
Depois de atuar em emissoras do interior paulista nas cidades de Rio Claro, Araçatuba e Marília, Paulo Edson chegou em São Paulo, em 1964, para trabalhar na antiga e extinta Rádio Difusora de São Paulo e logo depois passou a ser o principal plantão esportivo da Rádio Tupi (AM 1040), já extinta, e que na época era conhecida por ter consagrados cronistas esportivos e acompanhar todos os jogos da loteria esportiva.
Conhecido como “a voz do rádio”, Paulo Edson chegou à Rádio Bandeirantes (AM 840) nos anos 1970 e passou a apresentar programas esportivos também da TV Bandeirantes, além de continuar sendo plantão esportivo. A figura do plantão era valorizada por apresentar resultados de outros jogos que não estavam sendo acompanhados nos estádios por essas emissoras.
Nessa época, o rádio era o único veículo de comunicação que acompanhava, em tempo real, as partidas e Paulo Edson era a referência para várias outras emissoras que ficavam esperando a informação da Rádio Bandeirantes.
EM SÃO PEDRO…
Em 1985, quando a Rádio Record (AM 1.000) voltou a ter programação esportiva, Paulo Edson foi contratado como um dos maiores nomes da equipe, tendo retornado para a Bandeirantes no início da década de 1990.
Nos últimos 20 anos, Paulo Edson fez a opção de retornar para a Região de Piracicaba, residindo em São Pedro, sua cidade natal, onde ocupou vários cargos públicos de relevância na Prefeitura local, além de ter participações esporádicas em emissoras da região.