Luto! Morre Hélio Maffia, ex-preparador físico campeão por Corinthians, Palmeiras, Paulista e Guarani
Ele faleceu aos 89 anos, em Jundiaí, por causas naturais.
Jundiaí, SP, 24 (AFI) – O natal de 2021 vai ficar marcado pela morte de um dos principais preparadores físicos do Brasil. Morreu, na madrugada desta sexta-feira, Hélio Maffia, que conquistou inúmeros títulos entre os anos 1960/90. Maffia estava com 89 anos e faleceu de causas naturais.
Nascido em 21 de julho de 1932, Hélio José Maffia começou sua trajetória no esporte pelo voleibol, mas logo foi para o futebol, iniciando no Paulista de Jundiaí e, já em seu início de carreira, levou o time ao acesso para o Campeonato Paulista.
DUPLA IMBATÍVEL COM OSVALDO BRANDÃO
Depois passou a formar uma imbatível dupla com o treinador Osvaldo Brandão, falecido em 1989, conquistando títulos no São Paulo, Palmeiras e Corinthians. Maffia também esteve com Brandão na Seleção Brasileira.
Em 1978 foi contratado pelo Guarani e foi campeão brasileiro, na mais expressiva conquista da equipe campineira.
HOMENAGEADO EM CAMPINAS EM 2019
No dia 13 de agosto de 2019, em comemoração aos 41 anos da conquista bugrina, um grupo de conselheiros fez uma homenagem a Hélio Maffia, que ficou emocionado ao rever ex-jogadores como Zenon, Gersinho, Manguinha, entre outros.
“Como a direção do Guarani se omitiu, ou nem sabia que o era aniversário da conquista do título, eu tive a ideia, junto com alguns amigos, de fazermos uma festa.
Convidamos ex-jogadores, com enfoque principal para homenagear o Hélio Maffia, que teve uma importância significativa no título de 1978”, comenta o advogado e jornalista Artur Eugênio Mathias, que foi o responsável pela última homenagem recebida por Maffia.
CONFIRA DETALHES DESTA HOMENAGEM PARA HÉLIO MAFFIA
SEPULTAMENTO ÀS 15 HORAS
Hélio Maffia está sendo velado em Jundiaí e seu sepultamento será às 15 horas desta sexta-feira no Cemitério Nossa Senhora do Desterro.
Confira também:
- Luto! Ex-parceiros em campo, Pelé e Pepe lamentam morte do ex-atacante Dorval
- Luto! Jogador de futebol morre após pancada na cabeça durante partida na Argélia
- Assiduidade na seleção brasileira aproxima jogador da Copa do Mundo do Catar
- Paulistão: Guarani tenta tirar zagueiro do Fluminense; joia assina contrato
- Luto! Morre jornalista que era a 'voz do rádio esportivo' do Rio Grande do Norte