Luto! Morre ex-volante do São Paulo e Grêmio que fez sucesso como treinador

Com 85 anos, “Fita Métrica”, como era seu apelido, vinha sofrendo em razão de Alzheimer e de um câncer

O apelido “Fita Métrica” veio em razão de sua precisão nos passes, sendo um cabeça-área clássico, que sabia se impor e também sair jogando com qualidade

image3
Sérgio Lopes em imagem recente

Florianópolis, SC, 06 (AFI) – O ex-jogador e treinador Sérgio Lopes morreu na noite desta segunda-feira em Florianópolis-SC. Com 85 anos, “Fita Métrica”, como era seu apelido, vinha sofrendo em razão de Alzheimer e de um câncer.

O apelido “Fita Métrica” veio em razão de sua precisão nos passes, sendo um cabeça-área clássico, que sabia se impor e também sair jogando com qualidade. Muitas vezes também atuava como meia, na armação das jogadas. 

image 132
Sérgio Lopes, penúltimo agachado, no Grêmio dos anos 1960

REVELADO PELO SÃO PAULO E SUCESSO NO SUL DO BRASIL

Batizado Sérgio Gonçalves Lopes, “Fita Métrica” nasceu em Osasco no dia 18 de janeiro de 1941 e começou nas categorias de base do São Paulo, mas pouco foi utilizado no time do Morumbi, tendo feito apenas 37 partidas.

O maior sucesso de Sérgio Lopes foi atuando no Sul do Brasil tendo jogando no Inter-RS, Grêmio-RS, Atlético Paranaense e Figueirense-SC, onde encerrou a carreira de atleta em 1976. Também teve passagens pela Portuguesa e Sampaio Corrêa-MA.

No Grêmio foram os melhores momentos de Sérgio Lopes, onde foi cinco vezes campeão gaúcho e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira.

image2
Sérgio Lopes, terceiro agachado, no Atlético Paranaense 

TREINADOR POR TRÊS DÉCADAS

Depois, como treinador, Sérgio Lopes foi ativo por quase 30 anos, entre 1976 até 2003.

Seu trabalho como técnico teve maior projeção nas equipes de Santa Catarina e do Paraná, comandando times como Avaí-SC, Criciúma-SC, Figueirense-SC, Marcílio Dias-SC, Guarani de Palhoça-SC, Hercílio Luz-SC, Rio do Sul-SC, Atlético Paranaense, Campo Mourão-PR, Londrina-PR, Toledo-PR, Matsubara-PR, Cascavel-PR, entre outros.

image1
Sérgio Lopes, penúltimo em pé, campeão catarinense em 1974 no Figueirense

COMANDOU O PAULISTA DE JUNDIAÍ EM SÃO PAULO

Em São Paulo, comandou o Paulista de Jundiaí em 1985 e também foi treinador do América-RN, ABC-RN, Fortaleza-PE, Central de Caruaru-PE e Brasil de Pelotas-RS.

Sérgio Lopes foi sepultado nesta terça-feira, em Florianópolis-SC.