Luto! Morre, em Bragança, goleiro que fez o primeiro gol com bola rolando
Ex-jogador é ídolo no Bragantino e do Juventus
Ex-jogador é ídolo no Bragantino e do Juventus
Bragança Paulista, SP, 10 (AFI) – O Bragantino está de luto. Morreu nesta sexta-feira o ex-goleiro Oceania, ídolo do clube nos anos 1950/60. Oceania sofreu um infarto e quando chegou ao Hospital Universitário de Bragança, já estava morto. O ex-goleiro será enterrado neste sábado em Bragança Paulista, cidade natal e que sempre foi a residência do ex-goleiro.
Batizado Mauro Aparecido de Lucas, Oceania estava com 80 anos e começou a jogar no futebol amador de Bragança Paulista, chamando a atenção dos dirigentes do Bragantino, onde até os dias de hoje é reverenciado como um dos principais goleiros da história do clube. Na época, o Bragantino disputava divisões inferiores do Campeonato Paulista, sempre fazendo boas campanhas mas não chegando à primeira divisão.
As defesas feitas no Bragantino chamaram a atenção do Juventus, que contratou Oceania. E foi no Juventus que, em 1955 Oceania entrou para a história ao fazer um gol na partida contra o São Bento de São Caetano, válida pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão (hoje A2). Após fazer uma defesa, repôs a bola com um chute forte e marcou o gol. Para muitos, é o primeiro gol de goleiro da história do futebol mundial.
As informações são do jornalista Milton Neves, da Rádio Bandeirantes de São Paulo (AM 840).