LUTO! Leonídio França, ex-goleiro do Santos nas décadas de 40 e 50, falece na Baixada
O ex-jogador tinha 93 anos e estava internado, pois sofria de Mal de Alzheimer
O ex-jogador tinha 93 anos e estava internado, pois sofria de Mal de Alzheimer
Santos, 01 (AFI) – Na madrugada do último sábado, o Santos perdeu mais um de seus ex-jogadores. Goleiro do Peixe entre os anos de 1946 e 1952, Leonídio França faleceu aos 93 anos, na Baixada Santista. O velório e o enterro aconteceram no domingo.
Leonídio França sofria de Mal de Alzheimar e estava internado na Santa Casa de Santos. Até então, ele era o ex-jogador do Peixe mais velho. O ex-goleiro deixa os filhos Leonice, Lenice e Leonídio Filho.
Vice-campeão paulista pelo Santos em 1948, Leonídio França disputou 64 jogos com a camisa alvinegra e ficou conhecido por ser um bom defensor de pênaltis. Ele precisou encerrar a carreira precocemente em dezembro de 1952 após romper os ligamentos do ombro esquerdo em uma partida contra o CA Ipiranga.
Após se aposentar dos gramados, Leonídio França virou diretor de futebol do Santos e foi o responsável pelo surgimento de jogadores como Pita, Juary e Nilton Batata, que seriam chamados de “Meninos da Vila”, em 1978.
“Toda a garotada daquela época fui eu que garimpei para a equipe maravilhosa, que acabou sendo comandada pelo Chico Formiga. Nós tínhamos as “manhãs esportivas” em alguns bairros de Santos, onde eram realizados grandes jogos com os meninos da época. Dali que conseguimos garimpar alguns jogadores e fizemos um ótimo time. Fiquei por um ano e conseguimos o título paulista”, contou Leonídio França.
Assim que os camarotes térros da Vila Belmiro foram inaugurados, o de número 21 recebeu o nome de Leonídio França como forma de homenagem.