Luto! Ex-presidente do São Bento, empresário morre de câncer aos 76 anos
Dirigente deixou sua marca como um dos melhores presidentes da história do Azulão
Sorocaba, SP, 20 (AFI) – O Esporte Clube São Bento e Sorocaba estão de luto. Faleceu nesta quinta-feira, aos 76 anos, o empresário Edgard de Almeida Moura, que marcou a história do São Bento como um dos melhores presidentes do clube. O ex-dirigente do Azulão faleceu vítima de câncer em sua residência.
Moura comandou o São Bento na década de 80 e início de 90. Segundo o experiente jornalista esportivo de Sorocaba, Doraci Sola Galera, o Dorinha, o ex-Presidente e várias vezes diretor de Esportes do clube, Edgard de Almeida Moura era uma figura exemplar.
“Amigo de longos anos, Edgard sempre montou uma equipe de respeito, valorizando o futebol profissional de Sorocaba”, conta o jornalista. Segundo Dorinha, um grande conhecedor da história do futebol e do esporte sorocabano, Edgard, além de grande torcedor do Bentão, era são-paulino e tinha uma ótima relação com a diretoria tricolor. Com essa amizade, trouxe vários jogadores do time paulista, como Luiz Müller e o volante Márcio Araújo, que vingaram no clube, além de ter uma visão privilegiada para descobrir novos talentos. Foi assim que o São Bento, sob sua batuta, sempre esteve entre os times intermediários”, recorda.
O jornalista também lembra uma passagem histórica dos anos 80 do ex-presidente do Bentão.
“Nos anos 80, o Com. Alfredo Metidieri era o presidente, e o São Bento disputaria a permanência com o XV de Piracicaba. Preocupado, formou um quarteto de peso, com Luiz Ramires, Benedicto Pagliato e Milton Muraro para tentar salvar o clube. Metidieri pediu demissão, e em seu lugar assumiu o então deputado Federal, Flávio Chaves. Depois de uma disputa difícil, houve um empate, e a decisão foi para os pênaltis. E o São Bento permaneceu”, conta o jornalista.
TUPÃ E GUINEI NO TIMÃO
Foi Edgar Moura que levou o meia Tupãzinho e o zagueiro Guinei para o Corinthians. E coube a Tupãzinho o gol do título sobre o São Paulo, em 1990. O jornalista finaliza;
“Edgard sempre foi família. Amava esposa e filhos e sempre pautou-se pela honestidade. Perdi um grande amigo, assim como todo torcedor sãobentista. Vá com Deus, Edgard, e que ele o receba de braços abertos”.
Quem também lamentou a perda foi o ex-jogador e treinador do Bento, Abelha, hoje comentarista e empresário em Sorocaba:
“Grande dirigente, amigo, conselheiro, meu padrinho de casamento. Foi ele quem me trouxe para Sorocaba. Vai deixar saudades. Descanse em paz”, conta Abelha.
O EMPRESÁRIO
Edgard Moura, nascido em 1º de setembro de 1946, foi o filho mais novo da família de dez irmãos e começou a trabalhar aos dez anos, ao lado do pai José da Silva Moura.
A partir de 1970, fundou sua empresa de empreendimentos imobiliários em Sorocaba e deixou sua marca com grandes projetos na cidade e região.
SÃO BENTO LAMENTA
Em nota oficial, o São Bento lamentou o falecimento do ex-presidente: “Luto! O Esporte Clube São Bento comunica o falecimento de Edgard Moura aos 76 anos. Presidente do nosso querido São Bento nos anos de 1986, 1987, 1990 e 1992. Deus conforte os familiares e amigos.”
O velório de Edgard Moura está previsto para as 22h desta quinta-feira, no Cemitério Pax, em Sorocaba, e o sepultamento para 10h de sexta-feira (21), no mesmo local.
O dirigente e empresário deixa os filhos Vanessa Moura Krauz, Priscila Regina Moura, Edgard de Almeida Moura Filho, José da Silva Moura Neto e Edgard de Almeida Moura Júnior.