Luto! Atacante brasileiro morre aos 23 anos, na República Tcheca
Leandro estava defendendo o time FK Pardubice desde 2023, entre idas e vindas, já que também esteve emprestado a outros dois clubes europeus
O atacante Leandro Jabá, de 23 anos, morreu neste domingo (30), na República Tcheca. Ele teria sido vítima de um mal súbito, com morte inesperada.

São Paulo, SP, 30 (AFI) – O atacante brasileiro Leandro Matheus Rodrigues Lima, conhecido como Leandro Lima, ou ainda Leandro Jabá, de 23 anos, faleceu neste domingo (30), na República Tcheca. O motivo da morte do atleta ainda não foi confirmada. Inicialmente ele teria sido vítima de morte súbita, após sofrer um mal estar.
A imprensa tcheca, como Deník Sport e iSport.cz, também noticiou o fato, mas segue o mesmo padrão: menciona que ele esteve no banco de reservas na sexta-feira (28 de março) e que a morte ocorreu de forma inesperada, sem detalhes adicionais.
Leandro estava defendendo o time FK Pardubice desde 2023, entre idas e vindas, já que também esteve emprestado ao Samgurali Tskaltubo, da Geórgia, e o SK Prostejov, também da República Tcheca.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora
MORRE LEANDRO JABÁ, IRMÃO DE LÉO JABÁ
Pelo clube dono de seus direitos federativos, Leandro Jabá atuou em 30 jogos, com três gols marcados. O ponta direita era irmão do também atacante Léo Jabá, de 26 anos, que defendeu o São Bernardo FC durante o Paulistão.
Nesta semana, ele foi suspenso preventivamente por ter caído no exame antidoping na partida diante do Corinthians, pela oitava rodada. Ele teria sinais de uso de duas substâncias – norandrosterna e noretiocolanolona – consideradas esteroides anabolizantes.
A suspensão está no site da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, do governo federal. A defesa do atleta, junto com a direção do São Bernardo, pediu a contraprova do exame, na tentativa, inclusive, de evitar uma suspensão definitiva.

Foto: Ronaldo Barreto – Agência Paulistão
Por meio de suas redes sociais, Léo Jabá confirmou o falecimento do irmão, mas não revelou a motivação.
“Galera, infelizmente essa notícia é verdadeira. Meu irmão nos deixou precocemente, tem sido um momento extremamente difícil para mim e minha família. Ainda estou tentando assimilar tudo. Agradeço desde já pelas mensagens.“
EX-SÃO BERNARDO FC
Assim como o irmão, Leandro também já defendeu as cores do São Bernardo FC, entre 2018 e 2022, passando pelas categorias Sub-17 e Sub-20, além de estrear pelo profissional.
“Manifestamos nossos mais sinceros sentimentos e desejamos força aos familiares e amigos neste momento de imensa dor. Que Deus conforte seus corações”, disse o clube em parte de sua nota oficial.
NOTA DA ASSESSORIA DE LEANDRO JABÁ
Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de nosso atleta Leandro Matheus Rodrigues, aos 23 anos.
Leandro sempre foi um exemplo de dedicação, talento e paixão pelo esporte, deixando uma marca inesquecível em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Seu compromisso e amor pelo jogo inspiraram companheiros, amigos e familiares, tornando sua partida uma perda irreparável.
Neste momento de profunda dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, desejando força e conforto para enfrentar essa imensa tristeza. Seu legado permanecerá vivo em nossas memórias e corações.
Descanse em paz, Leandro.