Livro sobre trajetória do maior marcador de Garrincha será lançado em Campinas

O lançamento será nesta sexta-feira (28), às 19h, no Clube Regatas Sede de Campo em Campinas

WhatsApp Image 2022 01 28 at 11.28.47 1

Campinas, SP, 28, (AFI) – O livro intitulado “Diogo e Guarani: Uma história, uma paixão” será lançado nesta sexta-feira, às 19h, no Clube Regatas Sede de Campo, localizado na Rua Monsenhor Dr. Emílio José Salim nº 254, em Souzas, Distrito de Campinas-SP.

A obra está assinada pelo radialista e filho do lateral esquerdo Diogo, personagem do livro, Roberto Diogo Martins Ponzo e pelo jornalista Luiz Roberto Saviani Rey. O livro retrata em 144 páginas a trajetória do lateral esquerdo Diogo no Guarani. O mesmo já está sendo vendido por R$ 40,00 na Livraria Pontes em Campinas.

Diogo foi um dos mais importantes jogadores que vestiram a camisa do Guarani FC, o lateral esquerdo ficou conhecido ao longo da carreira por ser o maior marcador de Garrincha.

Jogador extremamente técnico e habilidoso, Diogo tinha um futebol clássico que encantou a torcida do Guarani atuando ao lado de outros craques como Dimas, Ferrari, Ditinho, Ilton e Eraldo, entre outros. Até hoje Diogo é lembrado pelos torcedores e cronistas de Campinas pela carreira de sucesso que construiu, conquistando respeito e prestígio perante a torcida bugrina, pois, além do talento, sempre foi um jogador regular, marcando época com a camisa do Bugre.

O lateral esquerdo, Diogo Ponzo Perez, morreu na madrugada do dia 5 de outubro de 2016, aos 85 anos, em Campinas-SP. Ele trabalhou no setor administrativo do Bugre por muitos anos.


Nascido em São Paulo no dia 13 de junho de 1931, Diogo começou a carreira no XV de Novembro de Jaú. Em 1954, ele foi emprestado ao Corinthians onde atuou ao lado de craques como o goleiro Gylmar dos Santos Neves, o lateral-direito Idário e do atacante Luizinho, o Pequeno Polegar.

No Guarani, jogou nos anos 60 ao lado de Telê Santana, Ferrari, Ditinho, Osvaldo Ponte-Aérea, entre outros, foi dirigido pelo técnico Elba de Pádua Lima, o Tim, um dos melhores treinadores que o futebol brasileiro revelou. No Bugre, atuou em 352 partidas.