Manchester City Internazionale
LIGA DOS CAMPEÕES: Manchester City vence Inter de Milão e garante tríplice coroa

Foi apenas a segunda final de Liga dos Campeões do Manchester City, enfim campeão após investimento bilionário.

Partida deste sábado foi muito truncada, mas com o City levando a melhor após boa troca de passes e finalização de Rodri.

Manchester City LIGA DOS CAMPEÕES
Após título, Manchester City volta a disputar partida da Liga dos Campeões (Foto: Divulgação)

Istambul, TUR, 10 – O Manchester City conquistou a Liga dos Campeões neste sábado, no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, ao bater a Inter de Milão por 1 a 0. O espanhol Rodri foi o responsável por tirar da garganta do torcedor da equipe inglesa o grito de campeão europeu. O título inédito coroa o investimento bilionário feito pelos Emirados Árabes Unidos e o trabalho do técnico Pep Guardiola. Não faltou emoção nos minutos finais, que contrastaram com o jogo amarrado que tomou conta de boa parte da decisão.

Com a conquista, o City obteve grande feito na temporada. O time inglês buscou a sonhada tríplice coroa ao se sagrar campeão também do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra nesta temporada europeia.

Manchester City alcança histórica Tríplice Coroa Manchester City Loading official content
Manchester City alcança histórica Tríplice Coroa
A temporada 2022-23 do Manchester City foi coroada com seu primeiro título da Liga dos Campeões.
0 seconds of 59 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:59
00:59
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Guardiola comenta incidentes envolvendo Grealish e Foden após derby Guardiola valoriza empate em Old Trafford: 'Acho que foi justo' Guardiola relembra 10 anos de De Bruyne no City: 'Kevin é especial' De Bruyne levanta taça da UEFA Champions League pelo Manchester City Relembre a chegada de De Bruyne ao Manchester City De Bruyne e Marmoush divertem-se em treino do Man City Guardiola sobre lesão de Haaland: 'Espero que volte para o Mundial de Clubes' Guardiola comenta adaptação de Vitor Reis e Khusanov Guardiola comenta mudança de nome do Etihad Stadium Haaland e Marmoush afiam pontaria em treino do Manchester City Fernandinho relembra dupla com Yaya Touré no Manchester City Rodri retorna aos treinos individuais no Manchester City Guardiola: 'A realidade é que queremos ficar entre os quatro primeiros' Haaland e De Bruyne caem na gargalhada durante treino do City Echeverri conhece Etihad Stadium e elenco do Man City Guardiola elogia foco de Vitor Reis no Manchester City Echeverri exalta Guardiola ao chegar no Manchester City; veja entrevista Guardiola elogia impacto dos reforços no elenco do City Guardiola divulga novidades sobre lesão de Haaland Veja mais vídeos sobre Manchester City no OneFootball

Em sua segunda final de Liga dos Campeões, o Manchester City levou o 15º troféu para seu país. Guardiola, técnico mais exaltado e elogiado do século, conquista sua terceira edição do torneio continental como treinador. As duas primeiras foram com o Barcelona, nas temporadas 2008-09 e 2010-11. Como atleta, também foi campeão em 1991-92.

POSTURA DA INTER SURPREENDE

O panorama dos primeiros minutos não foi compatível com o que se esperava do duelo. A Inter não deu paz ao City, incomodando a equipe inglesa no campo de ataque e levando perigo ao gol defendido por Ederson. Guardiola teve de pedir a seus comandados que mantivessem a calma para buscar o domínio do jogo.

Com uma proposta na escalação nitidamente defensiva, Inzaghi conseguiu passar a mensagem da necessidade dos italianos se imporem fisicamente e, na base da entrega e concentração, reduzirem as chances do City e buscarem, em alguma falha inglesa, o gol.

Inter de Milao 2023
Lautaro Martínez não teve vida fácil diante do Manchester City.

Aos poucos, a equipe de Manchester empurrou a Inter para seu campo de defesa, mas a Inter soube se fechar e contava, por vezes, com seis jogadores na linha de zaga. Onana frustrou a primeira oportunidade de Haaland. Grande articulador do City, De Bruyne precisou ser substituído com 35 minutos após sentir uma lesão muscular, dando lugar a Foden.

O placar sem gols no primeiro tempo traduziu bem a partida. O City pecou na criatividade e não soube se livrar da ótima marcação da Inter, enquanto os italianos cumpriram a proposta defensiva, neutralizaram o adversário, mas tampouco conseguiram atacar de modo a inaugurar o marcador. A atuação da etapa inicial deixou os torcedores do time de Milão mais esperançosos.

MUITO IGUAL E GOL DE RODRI

Na volta do intervalo, City e Inter repetiram a estratégia e o ritmo dos minutos finais do primeiro tempo, com o conjunto de Manchester com a bola, e o de Milão recuado e apostando nos contragolpes. Foi num erro infantil da defesa inglesa que Lautaro Martínez teve a melhor chance de colocar a Inter em vantagem, mas o argentino não mostrou muita simpatia pelo gol e chutou em cima de Ederson.

A esperança dos torcedores da Inter foi freada por Rodri, aos 23 minutos. Bernardo Silva chegou na linha de fundo após passe de Akanji e tocou para trás, ninguém da Inter tirou e o volante espanhol acertou um belo chute, abrindo o placar.

Rodri Manchester City 2023
Rodri comemora gol do título inglês neste sábado à tarde na Turquia.

Logo depois, a primeira tentativa de reação da Inter encontrou o travessão e Lukaku como obstáculos. Dimarco tocou de cabeça duas vezes e arrancou suspiros dos torcedores em Istambul. O belga ainda pôde se redimir, mas Ederson estava atento. Sem alternativa, coube à Inter começar a propor mais o jogo e buscar o ataque. Em contrapartida, deixou a intermediária mais desguarnecida.

MILAGRE DE ÉDERSON

Aos 43, Lukaku tocou de cabeça na pequena área em cima de Ederson. Por pouco a Inter não comemorou o empate, mas o título ficou mesmo com o City, que ainda levou na temporada o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra, formando a famosa tríplice coroa.

VAGA NO MUNDIAL E SUPERCOPA DA EUROPA

Como campeão da Liga dos Campeões, o City será o representante europeu no Mundial de Clubes, em dezembro, na Arábia Saudita e está classificado para o novo Mundial que terá sua primeira edição em 2025. No início da próxima temporada, o time de Manchester ainda terá como desafio a Supercopa da Europa, diante do espanhol Sevilla, na Grécia.

FICHA TÉCNICA

Manchester City
Manchester City
1 0
Internazionale
Internazionale
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
Única
Fase Data:
10/06/2023
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Szymon Marciniak (POL)
Fase Assistentes:
Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)
Fase VAR:
Tomasz Kwiatkowski (POL)
Fase Cartões Amarelos:
Manchester City: Haaland
Internazionale: Barella, Brozovic, Lukaku e Onana
Fase GOLS:
Manchester City: Rodri 22’/2T
Fase Estádio:
Olímpico Atatürk
Fase Local:
Istambul (Turquia)

Confira também: