LIBERTADORES: Três brasileiros abrem oitavas de final, mas só São Paulo joga em casa

A fase mata-mata da maior competição continental da América começa nesta terça-feira (13)

Atlético-MG e Fluminense precisam sair do país, enquanto o São Paulo fica no Morumbi

HHHHER
Foto: Erico Leonan/São Paulo

Campinas, SP, 12 (AFI) – Após quase um mês e meio de espera, a Copa Libertadores da América está de volta.  Nesta terça-feira (13), três brasileiros entram em campo pela ida das oitavas de final. A rodada ainda conta com partidas na quarta e quinta-feira. Ambos os dias, também com brazucas.

Fluminense e Atlético-MG jogam a primeira fora de casa. O time carioca viaja ao Paraguai e enfrenta o Cerro Porteño-PAR, às 19h15, enquanto o Galo tem clássico Brasil x Argentina contra o Boca Juniors-ARG na La Bombonera, no mesmo horário. O São Paulo recebe, no Morumbi, o Racing-ARG, às 21h30, para fechar o primeiro dia.

INTERNACIONAL APRESENTA NOVO ZAGUEIRO

À PRINCÍPIO, FAVORITISMO É DO ATLÉTICO-MG

O time comandado por Cuca chega à Argentina em alta. Além da melhor campanha na fase de grupos, o Galo é o terceiro colocado no Brasileiro e venceu as últimas quatro partidas. O Boca, do outro lado, não disputa uma partida oficial desde 31 de maio.

Os Xeneizes foram derrotados, nos pênaltis, para o Racing pela semifinal da Copa da Liga Argentina. Não para por aí. O técnico Miguel Ángel Russo perdeu jogadores importantes como o atacante Carlos Tévez (encerrou o contrato), o goleiro Andrada (contratado pelo Monterrey-MEX) e o meio-campista Cardona (não se reapresentou após a disputa da Copa América com a Colômbia).

Imagem
Foto: Twitter oficial do Atlético-MG

Para finalizar, o retrospecto. Cuca eliminou o Boca Juniors na semifinal da Libertadores da temporada passada com o Santos e, no último jogo entre os argentinos e o Atlético-MG, deu Galo – quartas de final da Mercosul de 2000. Isso define algo? Provavelmente não. Enfrentar o Boca Juniors na La Bombonera nunca será fácil.

COM TORCIDA OU NÃO, FLU TEM JOGO COMPLICADO

A Conmebol liberou a presença de torcedores nos estádios a partir das oitavas de final. A capacidade e a autorização, porém, dependem da decisão de cada sede. O Cerro Porteño corre contra o tempo para negociar com o governo paraguaio.

Assim como o Boca, o adversário do Tricolor também fez a última partida oficial no final de maio, pelo campeonato nacional. A nova temporada, para o Cerro, inicia na sexta-feira (16) contra o Sportivo Luqueño.

Imagem
Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Os dois times têm dúvidas para o confronto. O Fluminense viajou com Fred, Abel Hernández e John Kennedy, mas todos se recuperam de lesão e podem não jogar. O Cerro Porteño conta com ausências certas. O zagueiro Juan Patiño, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, o volante Ángel Lucas, lesionado na Copa América, e o lateral-esquerdo Santiago Arzamendia, vendido ao Cádiz-ESP.

PARA MANTER A MORAL, SÃO PAULO QUER REVANCHE

O Tricolor, enfim, dá indícios de que não esqueceu o futebol do Paulista. Com duas vitórias consecutivas, o time de Hernán Crespo amenizou a má fase e busca se reerguer, de vez, contra algoz da fase anterior.

São Paulo e Racing caíram no Grupo E. Os argentinos foram líderes invictos com 14 pontos, três a frente dos brasileiros que perderam apenas uma. Justamente para o Racing. No Morumbi, o Tricolor foi derrotado por 1 a 0. Na Argentina, empate em 0 a 0.

Imagem
Foto: Erico Leonan/São Paulo

La Academia não joga desde o título da Copa da Liga Argentina sobre o Colón por 3 a 0 no dia quatro de junho. A única dúvida é o atacante Lisandro López. Ele retornou do Atlanta United-EUA e pode começar no banco. O São Paulo pode não contar com Rigoni, lesionado, além das ausências certas de Miranda, Luciano – ambos machucados –, Daniel Alves, que foi para os Jogos Olímpicos, e Bruno Alves, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

OS DIAS SEGUINTES

Na quarta-feira, quem entra em campo é o Palmeiras e o Flamengo. Dono da segunda melhor campanha na fase de grupos e do melhor ataque, o Alviverde pega a Universidad Católica, em Santiago, às 19h15.

O invicto Mengão tem a estreia do novo treinador Renato Gaúcho, marcada para às 21h30, na Argentina. O Rubro-negro visita o atual campeão da Recopa Sul-Americana, Defensa y Justicia.

htJFARKN renight
Foto: Alexandre VIdal/Flamengo

Ainda no mesmo dia, O Vélez Sarsfield-ARG recebe o Barcelona de Guayaquil-QUE, no primeiro horário, 19h15, na Argentina. O dia encerra, junto de Defensa y Justicia x Flamengo, com clássico argentino. O River Plate joga conta o Argentinos Juniors, em casa.

A ida das oitavas de final, porém, terminam mesmo na quinta-feira (14). O líder do Grupo B, Internacional, enfrenta o segundo colocado, Olimpia-PAR, no Paraguai. Na fase anterior, o Colorado aplicou uma goleada de 6 a 1, no Beira-Rio, e venceu por 1 a 0 no returno.

ANOTE NA AGENDA

Terca-feira:
Cerro Porteño-PAR x Fluminense, às 19h15, no La Olla
Boca Juniors-ARG x Atlético-MG, às 19h15, no La Bombonera
São Paulo x Racing-ARG, 21h30, no Morumbi

Quarta-feira:
Universidad Católica-CHI x Palmeiras, às 19h15, no San Carlos de Apoquindo
Vélez Sarsfield-ARG x Barcelona-QUE, às 19h15, no El Fortín de Liniers
River Plate-ARG x Argentinos Juniors-ARG, às 21h30, no Monumental de Nuñez
Defensa y Justicia-ARG x Flamengo, às 21h30, no Norberto Tito Tomaghello

Quinta-feira:
Olimpia-PAR x Internacional, às 21h30, no Manuel Ferreira

Confira também: