Libertadores: Felipão pode tirar o Palmeiras da final
Palmeiras de Abel Ferreira e Athlético Paranaense, de Felipão, decidem na noite desta terça-feira, a partir das 21h30
Palmeiras de Abel Ferreira e Athlético Paranaense, de Felipão, decidem na noite desta terça-feira, a partir das 21h30
São Paulo, SP, 05 (AFI) – Palmeiras de Abel Ferreira e Athlético Paranaense, de Felipão, decidem na noite desta terça-feira, a partir das 21h30, quem será finalista da Copa Libertadores da América, versão 2022. No jogo de ida, deu Furacão por 1 a 0.
Em razão disso, o Verdão precisará vencer esse jogo por diferença de dois gols ou mais, ou estará fora da competição. O Athlético, ao contrário, joga por dois resultados um empate ou uma vitória. Se o Palmeiras vencer apenas por 1 gol, a decisão da vaga será na cobrança de pênaltis, na qual o time de Abel não tem um desempenho muito favorável.
Lembro que do lado do Athlético há um treinador de currículo extraordinário nestas decisões e que pode sim armar um esquema rígido de defesa que impedirá o adversário de fazer gols (outro dia, no Maracanã, Felipão fez isso com Dorival Júnior do Flamengo).
Em razão disso, todo cuidado é pouco para o Palmeiras, Precisa jogar com muita aplicação tática e evitar um gol adversário. Se ele sair, o alviverde paulista poderá ficar fora do torneio que é, sem dúvida, o mais importante do continente.
Gostaria de lembrar o texto que publiquei dias atrás onde apontava a queda brutal de produção do time paulista. DIsse que alguns dos principais jogadores do Palmeiras vinham jogando mal e bem abaixo do que podiam produzir.
E isso mais uma vez aconteceu na partida do último final de semana contra o Bragantino. O resultado final foi 2 a 2 quando a expectativa era de vitória verde diante de um time que lhe é bastante inferior. Se essa baixa produção se repetir diante do Athlético nesta terça-feira, o Palmeiras não conseguirá chegar a sua terceira decisão seguida da Libertadores.
Já o Athlético, que jamais ganhou a Libertadores, estará chegando muito perto de alcançar esse objetivo, mesmo sabendo que o adversário na grande final deverá ser o Flamengo, melhor time de futebol das Américas, neste momento.
Por falar em Flamengo, ele também joga neste meio de semana pela Libertadores. No jogo de ida, deu um passeio no Vélez Sarsfield, por 4 a 0, lá na Argentina. Nesta quarta, dentro do Maracanã, o placar poderá ser repetido, porque Dorival Junior prometeu escalar seu melhor time.
O Vélez, se não quiser passar vergonha, deve ter muita cautela defensiva e não se abrir muito em busca da vitória. Se o fizer, vai levar outra goleada, porque o rubro negro carioca atravessa sua melhor fase tecnica neste momento e poderá contar com sua sua força máxima neste jogo.
Assim que terminar Flamengo e Vellez na quarta- feira, já saberemos quais os clubes classificados para a grande final da Libertadores, Uma final que deverá ser disputada no dia 29 de outubro, em Guaiaquil e Equador.
Com o Flamengo previamente classificado, falta saber qual clube brasileiro estará na capital equatoriana no final de outubro. Se o Palmeiras ou o Athlético do Felipão. Se me pedissem para apontar um favorito, diria que o Athlético está mais perto da vaga, mas o Palmeiras ainda tem potencial para chegar lá. Vamos aguardar.