Lamine Yamal vence Golden Boy 2024

Prêmio do jornal italiano Tuttosport é o segundo na modalidade Sub-21 vencido pelo atacante espanhol

Lamine Yamal, em outubro, já havia faturado o Troféu Kopa, em cerimônia do Ballon d'Or, em Paris

Lamine Yamal
Yamal vence Golden Boy 2024 (Foto: Divulgação / LALIGA)

São Paulo, SP, 27 – A ascensão de Lamine Yamal nessa temporada o garantiu dois importantes prêmios individuais: o Troféu Kopa de 2024, recebido na cerimônia do Ballon d’Or em Paris, em outubro, e o prêmio Golden Boy de 2024, concedido anualmente pelo jornal italiano Tuttosport.

Ambos premiam o melhor jogador sub-21 do ano, e o atacante do FC Barcelona e da seleção espanhola acabou os levando para casa. A entrega do troféu acontece no próximo dia 16, em Turim.

Aos 17 anos, Lamine realizou uma campanha excepcional. Além de se firmar como titular no Barcelona, com 13 gols e 17 assistências desde o início da temporada 2023/24, ele também desempenhou papel fundamental na conquista da Espanha na Eurocopa 2024. O jovem foi eleito Young Player of the Tournament, graças às suas quatro assistências e ao gol inesquecível na semifinal contra a França.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

DOMINAÇÃO DA LALIGA NO PRÊMIO GOLDEN BOY

Com sua vitória, Lamine Yamal dá continuidade à impressionante sequência de jogadores da LALIGA EA SPORTS no prêmio Golden Boy. Ele é o quarto jogador consecutivo da LALIGA a conquistar a honraria, após seus companheiros de Barcelona, Pedri e Gavi, terem vencido em 2021 e 2022, respectivamente, e Jude Bellingham, do Real Madrid, ter sido o vencedor em 2023.

Desde a criação do prêmio, em 2003, os jogadores da LALIGA EA SPORTS conquistaram mais vezes do que os de qualquer outra liga. Yamal é o oitavo jogador a receber essa distinção enquanto jogava na LALIGA EA SPORTS. Os outros vencedores foram: Lionel Messi (2005, FC Barcelona); Sergio Agüero (2007, Atlético de Madrid); Isco (2012, Málaga CF); João Félix (2019, Atlético de Madrid); Pedri (2021, FC Barcelona); Gavi (2022, FC Barcelona); e Jude Bellingham (2023, Real Madrid).

DE NOVO LAMINE YAMAL!

O jovem de 17 anos também é o quinto espanhol a ser nomeado Golden Boy pelos eleitores do Tuttosport. Além de Isco, Pedri e Gavi, o outro espanhol a conquistar o prêmio foi Cesc Fàbregas, o ex-jogador da La Masia, que venceu em 2006 enquanto estava no Arsenal. Fàbregas é um dos seis jogadores que receberam o Golden Boy enquanto jogavam na Premier League, a segunda liga mais bem-sucedida na história do prêmio, ficando atrás apenas da LALIGA EA SPORTS, que tem oito conquistas.

Além disso, alguns dos vencedores do prêmio enquanto jogavam em clubes fora da Espanha acabaram fazendo parte da LALIGA EA SPORTS. Além de Fàbregas, Rafael van der Vaart foi vencedor de 2003 com o Ajax, que depois atuou por Real Madrid e Real Betis; Alexandre Pato, vencedor de 2009 com o AC Milan, que posteriormente jogou no Villarreal CF; Anthony Martial, vencedor de 2015 com o Manchester United, que teve uma passagem emprestada pelo Sevilla FC; e Kylian Mbappé, vencedor de 2017 com o PSG, que agora brilha na frente do Real Madrid.

No total, 13 dos 22 vencedores do prêmio passaram, ao menos, parte de suas carreiras na primeira divisão do futebol espanhol. Isso é uma conquista impressionante e destaca como os fãs do futebol espanhol têm desfrutado dos melhores talentos emergentes do mundo, semana após semana.

Confira também: