Kashima Antlers x Atlético Nacional - Favoritos, colombianos estreiam no Mundial
O Atlético Nacional enfrenta o clube anfitrião para avançar à final e quebrar a escrita negativa dos Sul-Americanos no torneio
Atlético Nacional estreará no Mundial de Clubes nesta quarta-feira, às 08h30, diante do Japônes Kashima Antlers
Campinas, SP, 13 (AFI) – O Atlético Nacional, da Colômbia, que certamente terá muita torcida brasileira após sua postura louvável em relação ao acidente aéreo da Chapecoense, estreará no Mundial de Clubes nesta quarta-feira, às 08h30, diante do Japônes Kashima Antlers. A partida acontecerá no Estádio Suita City e será válida pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa.
Campeão da Libertadores em 2016, o Atlético Nacional, de Medellín, vem mostrando um grande futebol nesta temporada. O time também chegou à final do Campeonato Colombiano, mas resolveu declarar a Chapecoense campeã, já que a final não foi disputada devido ao acidente que deixou 71 mortos.
Para coroar o ano de emoções conflitantes, com conquistas e com a tristeza carregada pela tragédia, o Atlético Nacional visa o título mundial, que seria o maior de toda a sua história. Para isso, os colombianos do craque Borja, carrasco do São Paulo na Libertadores e carrasco do Coritiba na Sul-America, enfrentam o Kashima Antlers, que está na competição por ser o Campeão nacional japonês, que é o país sede do torneio.
Enquanto o Atlético Nacional fará sua estreia, o Kashima Antlers jogará sua terceira partida no torneio, já que teve que disputar desde a primeira fase, na qual passou pelo Auckland City, vencendo por 2 a 1 de virada, com direito a gol no final. Nas quartas de final, o Kashima Antlers venceu o Mamelodi Sundowns por 2 a 0.
SEM CONTATO FÍSICO
O meia Yasushi Endo, autor do primeiro gol da vitória sobre o Mamelodi Sundowns, campeão africano, alertou a sua equipe para evitar o jogo físico com o Atlético Nacional. “Creio que todos os seus jogadores são altos, assim não servirá de nada tentar ganhar deles na disputa física. Temos que manter nosso jogo no chão, fazer passes entre as linhas da defesa adversária, conservar a posse de bola e trabalhar como time. Se fizermos tudo isso, acho que poderemos superá-los e marcar gols, como fizemos contra o Sundowns”, afirmou o jogador, em entrevista ao site oficial da Fifa, publicada nesta terça-feira.
Grande destaque do Kashima Antlers nos dois jogos do Mundial até aqui, o meia Mu Kanazaki não é certeza na escalação japonesa. O jogador, que foi eleito destaque do campeonato Japonês, tem problemas de relacionamento com o técnico Masatada Ishii e por isso sua escalação entre os titulares é um incógnita.
INÉDITO
Os colombianos já haviam sido vice-campeões contra o Milan em 1989, pela Copa Intercontinental, modelo antigo do torneio. No Mundial de Clubes da Fifa, o Atlético Nacional terá a missão de ser o primeiro representante não-brasileiro a trazer o título do Mundial para a América do Sul. Boca Juniors, em 2007, Estudiantes, em 2009, San Lorenzo, em 2014, e River Plate, em 2015, todos da Argentina, além de LDU de Quito, do Equador, em 2008, foram como vice-campeões do torneio.
O Atlético Nacional não poderá contar com o atacante Andrés Ibarguen, que sofreu uma lesão e foi cortado da delegação. Com isso, o jovem atacantem Cristian Dájome passou a figurar na lista de inscritos. Os colombianos também têm uma dúvida no elenco, que é entre o atacante Jhon Mosquera e o meia Juan Pablo Nieto, que se destacaram na temporada. Já Orlando Berrío e Miguel Borja estão confirmados no ataque dos “Verdolagas”.