Copa Paulista: Juventus pode surpreender como único 4º colocado classificado?

Confira como foi a campanha do time Grená na fase de grupos e veja o que disse o técnico Marcel Barbosa com exclusividade para o Portal FI

A primeira fase da Copa Paulista para o Juventus foi recheada de emoção, e a classificação para o mata-mata foi garantida literalmente nos momentos finais

Juventus
Elenco do Juventus celebra a classificação. (Foto: Divulgação/Juventus)

Por Filipe Saochuk

São Paulo, SP, 21 (AFI) – A primeira fase da Copa Paulista para o Juventus foi recheada de emoção, e a classificação para o mata-mata foi garantida literalmente nos momentos finais da última rodada. O Moleque Travesso foi o único clube que avançou como quarto colocado, precisando ser o melhor desta posição entre todos os grupos da competição para avançar.

Confira como foi a campanha do time Grená na fase de grupos e veja o que disse o técnico Marcel Barbosa com exclusividade para o Portal FI sobre as expectativas da equipe para o confronto decisivo contra o Taquaritinga!

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

O SONHO DO ACESSO FICOU NO QUASE

A temporada do Juventus começou com um grande baque para o torcedor. Após grande campanha na Série A2 do Paulistão, o Moleque Travesso chegou à semifinal, ficando a apenas um jogo de garantir o acesso à elite. Porém, a eliminação para o campeão Velo Clube acabou com o sonho.

Com um elenco praticamente todo novo, agora treinado por Marcel Barbosa, o Juventus focava os seus esforços na disputa da Copa Paulista. Presente no Grupo 5, o único com seis equipes, tinha ao seu lado clubes tradicionais como Portuguesa, São Caetano, Oeste, EC São Bernardo e União Suzano.

image 332
Juventus e Velo Clube pela Série A2 do Paulista. (Foto: Divulgação/Juventus)

FOI DIFÍCIL, MAS O MOLEQUE CHEGOU LÁ

A estreia na competição foi na Rua Javari, casa do Juventus, no Clássico dos Imigrantes contra a Portuguesa. Para quase 4 mil torcedores, o Moleque empatou por 1 a 1 com a Lusa, com Marlon marcando o gol juventino na segunda etapa.

Na segunda rodada, novo empate, desta vez contra o São Caetano fora de casa por 2 a 2. A primeira vitória veio apenas na terceira partida, quando o time Grená venceu o Oeste fora de casa por 1 a 0.

O Juventus perdeu pouco na fase de grupos, mas por outro lado, sofreu com um elevado número de empates. Da 4ª à 6ª rodada, empatou respectivamente com EC São Bernardo por 1 a 1, com o União Suzano por 2 a 2 e novamente com a Portuguesa por 1 a 1, desta vez no Canindé.

A primeira derrota aconteceu apenas na 7ª rodada, quando o clube sofreu o revés para o São Caetano por 1 a 0 na Mooca. E na partida seguinte, mais uma igualdade, desta vez por 1 a 1 contra o Oeste. Até este momento, o Juventus estava na terceira colocação, em posição de classificação.

Porém, em um confronto direto contra o EC São Bernardo pela penúltima rodada, o clube grená sofreu a sua pior derrota na competição. Em Santo André, o Cachorrão aplicou um sonoro 3 a 0, derrubando o Moleque Travesso para a quinta colocação no Grupo 5.

Para buscar a classificação na 10ª e última partida, o Juventus precisava vencer e torcer contra o time de São Bernardo para ter chances de se classificar como o melhor 4º colocado geral.

Jogando em casa contra o União Suzano, Maykinho abriu o placar aos 16 minutos da etapa final, tento único que viria a garantir a vitória do time juventino. No outro jogo que importava para o Moleque, o Oeste venceu o Cachorrão por 3 a 0, permitindo que o clube da capital ficasse na 4ª posição com 12 pontos.

Com 40% de aproveitamento, o Juventus teve a melhor campanha entre todos os quarto colocados da Copa Paulista, e com muita emoção e matemática, garantiu a sua vaga nas oitavas de final da competição.

image 330
Juventus na Copa Paulista. (Foto: Divulgação/Juventus)

“AGORA É UM NOVO CAMPEONATO”, AFIRMA MARCEL BARBOSA

Vencer a Copa Paulista significa ter um calendário nacional em 2025, com o campeão podendo escolher entre participar da Série D do Brasileirão ou da Copa do Brasil. Mesmo que a classificação tenha vindo no sufoco, todos voltam estar em pé de igualdade com o início do mata-mata da competição.

E no Juventus, a expectativa é de brigar pelo topo. Com jogadores experientes no elenco como Renan Diniz, Maykinho e Cesinha, e outros mais jovens como Marquinhos Brazion, Nathan e Danielzinho, o clube acredita que pode chegar longe após superar tantas adversidades na competição.

O Portal FI conversou com exclusividade com o técnico Marcel Barbosa, que avaliou a trajetória do clube na primeira fase e projetou o confronto decisivo contra o Taquaritinga, que se inicia já neste domingo, às 10h, na casa do time grená.

“Avalio que na primeira fase, encontramos um grupo muito competitivo, dentro dos jogos tivemos oscilações, proporcionando uma dificuldade em nossa classificação. Sei que o desempenho de todos nós ficou longe do que projetamos, e ressalto a determinação da equipe na entrega em não desistir em nenhum momento da classificação. A vaga aconteceu na última rodada, com muita emoção, precisando de outros resultados, que aconteceram ao nosso favor”, destacou o treinador.

A garra e determinação do elenco para buscar a classificação foi um aspecto ressaltado pelo comandante do Juventus, que também afirmou que a partir de agora, “é um novo campeonato”.

“Mas o fator positivo foi sempre em acreditar na classificação, este foi grande mérito da nossa equipe em relação a 1ª fase. Para segunda fase, temos a consciência que a Copa Paulista é muito competitiva, algumas equipes estão contratando e ajustando os seus elencos. É trabalhar e representar a camisa do Juventus, e sempre pensar em alcançar o patamar mais alto. Agora e um novo campeonato, reunimos para ajustar os pontos essenciais e colocamos a todos a importância destes dois jogos”, completou.

image 357
Técnico Marcel Barbosa. (Foto: Ricardo Sana/Juventus)

Às vésperas do começo da nova fase, Marcel Barbosa falou sobre o Taquaritinga, adversário do Moleque Travesso nas oitavas, e previu dois confrontos bastante complicados.

“O Taquaritinga é uma equipe que tem uma excelente comissão, bem treinada e comandada pelo Marcelo Marelli. Tem alguns atletas que vem se destacando há algum tempo, ele no comando tem uma longevidade a frente da equipe, trás um respaldo maior e conseguiu a liderança na 1ª fase, sabemos disto. Estamos trabalhando bastante para que possamos fazer dois bons jogos e buscar a classificação. O objetivo e pensar um jogo de cada vez”, finalizou o técnico juventino.

PREPARE-SE PARA AS OITAVAS DE FINAL DA COPA PAULISTA

Com todos os confrontos, datas e horários definidos, a fase eliminatória da competição está prestes a começar. Clique aqui e veja os enfrentamentos e quando as disputas irão acontecer!

Confira também: