Juventude 3 x 2 Botafogo - Fogão pode deixar liderança
Os cariocas reagiram no segundo tempo, marcou dois gols, mas não conseguiu evitar a derrota
Caxias do Sul, RS, 11 (AFI) – Em uma partida movimentada do início ao fim, o Botafogo foi surpreendido pelo Juventude e perdeu por 3 a 2 pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na manhã deste domingo, o time gaúcho jogou em casa, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), e abriu 3 a 0 no placar. Os cariocas reagiram no segundo tempo, marcou dois gols, mas não conseguiu evitar a derrota.
COMO FICA?
Com a derrota, o Botafogo segue com 43 pontos na liderança, mas pode perder o posto para o Flamengo, que tem 40 e joga com o Palmeiras ainda neste domingo. Esta foi apenas a terceira derrota do time carioca como visitante, em que também soma seis vitórias e três empates.
O Juventude voltou a vencer após cinco partidas e chegou a 25 pontos na zona intermediária da tabela. Como mandante, venceu após três jogos e agora soma seis vitórias, quatro empates e uma derrota. O time ainda tem uma partida atrasada, contra o Cuiabá.
JUVENTUDE DOMINA AÇÕES
O primeiro tempo foi praticamente inteiro do Juventude. Logo aos oito minutos, o time gaúcho abriu o placar com Danilo Boza. Após cobrança de escanteio, Zé Marcos cabeceia, mas Allan evita o gol em cima da linha. Boza, entretanto, acompanhou a jogada e empurrou a bola para o gol de peito.
O Botafogo quase empatou em chute de Mateo Ponte. A bola passou do goleiro, mas Zé Marcos salvou o Juventude. Depois, foi a vez do goleiro do time carioca trabalhar. Erick Farias fez linda jogada na esquerda, invadiu a área e finalizou no canto para grande defesa de John.
Nos acréscimos, aos 48, o Juventude ainda ampliou. Nenê inicia a jogada com grande passe para a direita. Na sequência, Marcelinho foi acionado e cruzou com perfeição para Carrillo, que subiu alto para cabecear e fazer 2 a 0.
BOTAFOGO REAGE NO SEGUNDO TEMPO
Na volta para o segundo tempo, o Juventude seguiu mais ligado e fez 3 a 0 aos dois minutos. Em rápido contra-ataque, Marcelinho disparou pela direita e inverteu o jogo com Nenê. Livre, o experiente jogador devolveu o passe dentro da área e Marcelinho completou de carrinho. A diferença poderia ter aumentado em chute colocado de Nenê, que acertou o travessão.
Depois disso, porém, o Botafogo se reorganizou, principalmente com as mudanças, e começou a reagir. Aos 23, Savarino fez boa jogada na direita e cruzou na segunda trave. Cuiabano cabeceou alto e bola acabou encobrindo Mateus Claus.
Em outra boa jogada, Cuiabano cruzou para a pequena área, mas Carlos Alberto isolou por cima. Aos 35, o Botafogo ganhou fôlego ao marcar o segundo. Após escanteio, a bola ficou viva na entrada da área, pela esquerda, e Marçal acertou belo chute cruzado para marcar.
Com isso, o Botafogo foi para o abafa, enquanto o Juventude passou a segurar a pressão da forma como era possível. Bem postado e concentrado, o time gaúcho conseguiu confirmar a vitória.
PRÓXIMOS JOGOS
Pela 23ª rodada, os dois voltam a campo no domingo. Às 16h, o Juventude visita o Athletico na Ligga Arena, em Curitiba (PR). Depois, às 18h30, o Botafogo faz clássico com o Flamengo no Engenhão, no Rio.
Entretanto, os dois também entram em campo na quarta-feira. O Juventude visita o Internacional no Beira-Rio em jogo atrasado da sexta rodada. Já o Botafogo faz o primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores diante do Palmeiras, em casa.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 22ª
- Data:
- 11/08/2024
- Horário:
- 11:00
- Árbitro:
- Flávio Rodrigues De Souza (SP)
- Assistentes:
- Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Gustavo Rodrigues De Oliveira (SP)
- VAR:
- Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
- Cartões Amarelos:
- Juventude: Mateus Claus, Davi Góes e Erick
- Botafogo: Lucas Halter, Alexander Barboza, Marçal, Marlon Freitas e Óscar Romero
- GOLS:
- Juventude: Danilo Boza 8′ 1T, Carrillo 48′ 1T e Marcelinho 2′ 2T
- Botafogo: Cuiabano 23′ 2T e Marçal 35′ 2T
- Público:
- 5.288 torcedores
- Renda:
- R$ 75.380,00
- Estádio:
- Alfredo Jaconi
- Local:
- Caxias do Sul (RS)