Jovem atacante brasileiro entra para história em Portugal com acesso à elite

"Fomos eficientes e conquistamos esse acesso muito importante para o clube", comemorou

foto

Campinas, SP, 12 (AFI) – O Estrela Amadora, de Portugal, está de volta à 1ª Divisão Portuguesa após longos 14 anos. O time, comandado pelo atacante brasileiro Ronald, venceu nos pênaltis o Marítimo por 3 a 2, após perder no tempo normal por 2 a 1. No primeiro jogo do play-off, o Estrela Amadora já havia vencido pelo mesmo placar.

Com a vantagem de ter vencido a primeira partida do play-off da 2ª Liga de Portugal por 2×1, o Estrela Amadora jogando fora de casa segurou o Marítimo, que fez 2×1 no tempo normal. 

A decisão foi para a prorrogação e, posteriormente, para os pênaltis, onde o time de Ronald, ex-Atlético Goianiense, venceu por 3×2, garantindo o retorno à 1ª Liga. 

“Sabíamos que seria muito difícil jogar diante do Marítimo, que é uma grande equipe e estava jogando tudo diante da sua torcida. Acabamos levando um gol, mas empatamos. A pressão era natural, e eles acabaram fazendo 2×1, o que nos colocava para decidir nos pênaltis. Fomos eficientes e conquistamos esse acesso muito importante para o clube”, disse o atacante.

O jogador, com apenas 21 anos, havia conquistado um título estadual inédito com o Grêmio Anápolis-GO em 2021 e, em seguida, jogou no Atlético Goianiense, onde disputou o Brasileirão e a Copa do Brasil. 

Além disso, teve passagem pelo Guarani na Série B de 2022, mas com poucas oportunidades. Ele foi emprestado para o Estrela Amadora de Portugal em julho do ano passado e se destacou, entrando para a história do clube. Foram 32 jogos, 5 gols e 2 assistências. 

“Só tenho a agradecer à diretoria, comissão técnica, meus companheiros e, principalmente, à torcida que nos apoiou durante toda a competição. Somos merecedores desse acesso, e colocar o clube de volta à elite após 14 anos é algo inexplicável. Agora é comemorar”, disse Ronald.

Natural de Corumbá, o atacante tem contrato com o Estrela Amadora até o dia 30 de junho de 2023, mas o time português tem prioridade de compra junto ao Grêmio Anápolis, que havia emprestado o atleta para a temporada 2022/23. 

A delegação chega à cidade da Amadora por volta das 14h, horário local, e às 20hs será recepcionada pela torcida nas ruas da cidade até o estádio.

Confira também: